Moda e Beleza

Jovem da raiz às pontas: veja alimentos que retardam o envelhecimento dos fios

Para muitos, quando os primeiros fios brancos começam a aparecer, é sinal de que a terceira idade está batendo na porta. Mas, será que esse é o único motivo?

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Para muitos, quando os primeiros fios brancos começam a aparecer, é sinal de que a terceira idade está batendo na porta. Mas, será que esse é o único motivo? O branqueamento capilar está diretamente ligado à carência de determinados nutrientes em nossa alimentação. Além disso, o consumo excessivo de alimentos ricos em sal, sódio e o estresse podem acelerar o envelhecimento dos fios. 
Foto: Reprodução
 "Os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, células presentes na raiz capilar, perdem a capacidade em produzir melanina e o nome dado a essa despigmentação é a canície. Uma dieta desequilibrada promove o estresse oxidativo e ajudam na ação dos radicais livres, causadores dessa despigmentação. É preciso investigar e detectar possível deficiência nutricional, com objetivo de regularizar o bom funcionamento do organismo", explicou a nutricionista Lidiane Gomes, em entrevista ao Portal Taeq.

Quer ficar jovem da raíz às pontas do seu cabelo? Confira a lista que o portal Taeq preparou!
Vitamina A – Cenoura, queijo minas, leite, ovo, batata doce, couve-manteiga e tomate.
Ferro – Espinafre, fígado bovino, carne bovina, tofu e feijão.
Silício – Aveia, soja, vagem, pepino e amendoim.
Ômega 3 – Salmão, sardinha e atum.
Vitamina C – Laranja, acerola, kiwi, morango, melancia e abacaxi.
Zinco – Castanha do Pará, pimentão e beterraba.
Cobre - Arroz integral, cacau em pó, cogumelos, lentilha e rabanete.