Moda e Beleza

Liberdade, cor e proteção: especialistas indicam tendências de make para primavera/verão

As maquiadoras Luanna Sampaio e Mariana Calfa também passaram tutoriais para você arrasar no visual

Maria Beatriz Pacheco* (maria.beatriz@redebahia.com.br)

Está por fora das principais tendências de make para a primavera/verão 2021? É tempo de brilhar e abusar da criatividade: o uso de delineados gráficos, cores vivas, strass, brilho e cílios alongados são peças chaves. Com o uso das máscaras, por causa da pandemia do coronavírus, o foco é no olhar. Em conversa com o iBahia, as maquiadoras Luanna Sampaio e Mariana Calfa detalham as principais tendências para a temporada. Confira!

1. O natural é o novo normal

Reboco no rosto com direito à base de alta cobertura, contorno em destaque e “chuva” de corretivo? A temporada passará bem longe disso: o rosto “natural” é o novo normal. Em meio aos padrões que levavam à busca por atingir o inalcançável, surgiu o movimento "body positive", corpo livre em português, que trouxe reflexões sobre a necessidade de valorizar a beleza na forma natural. Mariana acrescenta que a nova moda pode ser explicada também pela busca cada vez maior em tentar consertar as imperfeições e não somente escondê-las.

Sair sem combinar a make com a roupa é completamente aceitável, mas esquecer do protetor solar? Nem pensar! Luanna reforça que é importante deixar a pele sempre limpa antes de aplicar qualquer produto. "Para a hidratação, indico que as pessoas procurem um dermatologista, para descobrir o melhor produto para o tipo de pele, assim como o protetor solar. Uma outra sugestão é usar o primer, que aumenta a durabilidade da produção e também investir nas 'águas de beleza', que hidratam o rosto e fixam a make de maneira leve e refrescante", indica a maquiadora.



2. Com óculos ou não, conquistar o "olhar 43" é mais fácil do que se pensa

Para conquistar maior uniformidade ao aplicar os produtos do olho, o conselho não poderia ser outro: quem não pratica, não aprende. "Uma outra dica é fazer as aplicações aos poucos, com calma e, no lugar de primeiro terminar um olho e depois partir para o outro, construir a make consecutivamente”, complementa Luanna. E quanto às cores da sombra, devem sempre combinar com a roupa? Há controvérsias. De acordo a profissional, ela deve refletir a personalidade de quem está usando, independentemente de regras.

As especialistas também trouxeram uma boa notícia para as míopes: usar óculos de grau não significa, necessariamente, abrir mão dessas tendências que envolvem olhos mais trabalhados, afinal, estar bem com a própria aparência é o que mais importa.  "A dosagem deve ser feita a depender da armação do óculos. Armações mais grossas pedem traço de delineado mais fino, já modelos chamativos pedem cores mais neutras, por exemplo", aconselha Mariana.

3. Será possível ficar bela e protegida ao mesmo tempo?

Necessárias para a prevenção da Covid-19, as máscaras não devem ser deixadas de lado nem mesmo durante a época mais quente do ano. Para as mulheres que não conseguem abrir mão do batom, Mariana indica investir em produtos matte, pois secam com facilidade, e deixar de lado o gloss e batons cremosos, que transferem com facilidade para o rosto e podem até mesmo manchar a máscara.

Que tal testar essas novas tendências em casa? As maquiadoras trouxeram tutoriais de make para você arrasar tanto no dia a dia quanto em situações mais formais. Veja abaixo!

1- Make para o dia a dia por Mariana Calfa

Foto: divulgação
Após lavar e hidratar o rosto, é hora de aplicar o primer, base, corretivo. Uma dica para dar adeus às olheiras é utilizar um corretivo da cor da pele e aplicar criando camadas, até as marcas desaparecerem. Se você quiser dar aquela iluminada, após a correção, aplique um novo corretivo um tom abaixo da cor da sua pele no formato de triângulo invertido e não esqueça de esfumar as extremidades.
Foto: divulgação
Não esqueça de selar os produtos com o pó. Caso na aplicação do contorno ou do blush fique alguma marcação, aplique novamente o pó até suavizar.
Foto: divulgação
Depois, é hora de caprichar nos olhos. Para quem busca algo mais simples, a sugestão de Mariana é aplicar apenas uma sombra iluminadora na pálpebra móvel e depois partir para o rímel. Se o produto borrar, é só esperar que seque e, em seguida, retire com um cotonete. Por fim, é só aplicar o batom matte.
Foto: divulgação

2. Make para a noite, por Luanna Sampaio

Foto: divulgação

Com a pele limpa, hidratada e com proteção solar, aplique a base no tom da sua pele com um pincel fofo de cerdas naturais para dar mais naturalidade na aplicação. Em seguida, aplique o blush nas maçãs e acima do dorso do nariz a fim de deixar um aspecto  mais solar. Depois, passe o pó solto abaixo dos olhos, na zona T e retire o excesso com um pincel fofo.
Foto: divulgação
Para fazer um delineado colorido, a sugestão de Luanna é usar um batom líquido matte na cor preferida. Primeiramente, faça um traço inicial e depois complete rente aos cílios e traga um traço reto da ponta. Aí é só abusar dos cílios!

Foto: divulgação
Para deixar a pele ainda mais glow e duradoura, molhe com uma água de beleza e capriche no iluminador. Na boca, a sugestão é só aplicar um lip tint com batidinhas.
Foto: divulgação
*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira