Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Lifting facial: quando fazer e os quais cuidados são necessários

Indicado a partir dos 45 anos de idade, podendo variar para mais ou menos

Redação iBahia • 08/03/2021 às 17:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O lifting facial, tecnicamente conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia plástica de rejuvenescimento para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, indicado a partir dos 45 anos de idade, podendo variar para mais ou menos, dependendo do grau de envelhecimento das estruturas faciais:
• Flacidez no terço médio da face (região ocular, até a mandíbula)
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula
O cirurgião plástico Géza Lászlo Ürményi, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que cada uma das partes do rosto pode ter envelhecimento distinto. “A face é dividida em três segmentos: a região frontal e sobrancelhas; a região ocular, até a mandíbula; e a região inferior, do pescoço. Cada uma dessas partes pode ter envelhecimento distinto em cada pessoa. A indicação cirúrgica vai depender de como essas partes se apresentam. Pode ser o lifting completo, que aborda as três partes, ou o minilifting, que contempla apenas um dos segmentos”.
Embora seja um procedimento que rejuvenesce, o cirurgião alerta que não é para a vida toda. “Nenhum resultado em cirurgia plástica é para a vida toda. O lifting é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de rejuvenescer, retardar o envelhecimento, mas não tem a capacidade de parar o processo de envelhecimento”.
Procedimento estético | Foto: reprodução / Revista ABM
Preenchimento ou lifting
De acordo com Dr. Géza, é comum a dúvida entre fazer preenchimento ou lifting. Ele destaca que um procedimento não substitui o outro, pois cada um tem sua indicação. “Quem apresenta flacidez da pele associado a flacidez de SMAS, por exemplo (estrutura de pele, gordura e sistema músculo-aponeurótico da face), se optar por preenchimento o volume a ser aplicado será grande o que resultará em faces disformes, alargadas e quadradas. O importante é envelhecer com dignidade”, orienta o cirurgião.
Ele indica:
Preenchimento facial com ácido hialurônico – apresenta bons resultados para quem tem pequena flacidez no rosto. Indicado para a faixa etária dos 35 aos 45 anos.
O lifting é indicado quando a flacidez de pele é mais acentuada no terço médio (região ocular, até a mandíbula) e na região inferior (pescoço).
Como é feita a cirurgia
O cirurgião explica que existem várias técnicas cirúrgicas de ritidoplastia, com desenhos de incisões que variam no seu traçado, e o cirurgião deve escolher o mais indicado para cada paciente. “Todas têm vantagens e desvantagens. Os planos e extensão de descolamento variam em cada técnica”, explica. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local com sedação, ou anestesia geral, e o tempo de recuperação de um lifting é, em média, de 21 dias.
Pode ocorrer complicações?
De acordo com Dr. Géza, qualquer procedimento estético facial é passível de complicação, assim como todo procedimento cirúrgico. No caso do lifting facial, a principal complicação é o sangramento (hematoma) que ocorre, principalmente, nas primeiras 48 horas após a cirurgia, e deve ser drenado o mais breve possível. “Por isso, é importante escolher um profissional membro da SBCP, que recebe treinamento adequado para a realização do procedimento e para tratar das complicações que possam ocorrer”.
Contraindicações
As contraindicações mais frequentes se referem às comorbidades que a pessoa apresentar, como: ser fumante, ter patologias cardíacas, hipertensão, diabetes, entre outras. “Antes de partir para a cirurgia é preciso conversar com seu médico e passar por uma avaliação para verificar a possibilidade cirúrgica”, alerta o cirurgião.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza