Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Linda no verão: confira dicas para cuidar da pele negra

A alta concentração de melanina pode resultar na hiperpigmentação de algumas regiões, o que deixará marcas mais escuras e indesejadas

Redação iBahia • 12/12/2019 às 18:13 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A pele negra possui altos níveis de melanina e colágeno, que a torna mais resistente a rugas, linhas de expressão e mais protegida dos raios solares. Mas, isso não significa que esse tom de pele necessite de menos cuidados, principalmente devido ao seu alto teor de melanina.

Foto: reprodução

“Umas das principais características da pele negra é a melanina, responsável pela pigmentação, que funciona como uma espécie de protetor solar natural e, por isso, diminui a propensão aos tumores cutâneos. No entanto a alta concentração dessa substancia pode resultar na hiperpigmentação de algumas regiões, o que deixará marcas mais escuras e indesejadas”, explica a fisioterapeuta dermato-funcional Thaís Carvalho.

Separamos para você algumas dicas para manter sua pele ainda mais bonita, confira!

1- Cuidado com a oleosidade!
Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior em pele negra, favorecendo o surgimento de acne e foliculite (infecção na pele que pode ser causada por vírus ou pelos encravados).

Para amenizar a oleosidade, a especialista recomenda higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes ou géis adstringentes sem óleo. Além disso, uma outra dica é esfoliar a pele semanalmente para evitar o aparecimento de pelos encravados.



2- Não esqueça o protetor solar!

Por mais que a pele negra seja naturalmente mais protegida dos raios solares, é necessário passar protetor solar com no mínimo 30 FPS, inclusive em dias nublados.

3- Atenção com as manchas!

A alta concentração de melanina pode resultar no aparecimento de manchas. “Para amenizar as áreas escuras, aposte no peeling de cristal, que além de minimizar manchas, também ajuda a atenuar linhas de expressão e excesso de oleosidade. A indicação é de no mínimo 10 sessões, com frequência de uma vez por semana e duração de 60 minutos”, indicou Thaís.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza