Moda e Beleza

Look masculino: homens também investem em sapato de salto alto

Pouco a pouco, esse estilo de sapato vem conquistando espaço cativo

Redação iBahia
- Atualizada em

O sapato de salto alto, estilo country, já é uma realidade dentro do guarda-roupa dos homens. Artistas como Kanye West, Justin Bieber, Bruno Mars, Harry Styles e Jaden Smith já fazem já aderiram a tendência e inspiram o universo masculino. No Brasil, a dupla Zezé Di Carmago e Luciano é destaque. Pouco a pouco, esse estilo de sapato vem conquistando espaço cativo. 

Os primeiros indícios de uso do salto alto remontam a cavaleiros persas, que, durante o século XVI, teriam desenvolvido o solado para manter o pé no estribo com mais facilidade. Fora que Luís XIV acrescia 10 centímetros aos seus 1,63m com eles, chegando ao ponto de implementar uma lei que restringia o uso de solados pintados na cor vermelha a membros de sua corte.

Harry Styles tem vários, de botas caubói a mocassins. Justin Bieber também já apareceu com botas pretas de salto. E Bruno Mars, com seus 1,65m, não quis parecer tão baixinho ao lado das modelos com quem dividiu a passarela no último desfile da Victoria’s Secret. Na ocasião, ele calçou um que lhe conferiu quase oito centímetros a mais.


No Brasil, os saltos altos eram hit na época da Jovem Guarda e nos anos 1970, lembra o especialista em moda masculina Lula Rodrigues: "O cavalo de aço era sensação, principalmente nos subúrbios, com a calça pantalona. Acho difícil isso voltar com tamanha força, sobretudo pela praticidade. Salto maior pede equilíbrio. E com as nossas calçadas...