Moda e Beleza

Maquiagem de verão: o que vai bombar em 2019

As cores neon, verde, amarelo, rosa, laranja e coral prometem na estação mais quente do ano

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A estação mais quente do ano exige habilidade para arrasar na maquiagem, seja na praia, trabalho ou saída noturna. No verão, as altas temperaturas tornam essencial o uso de produtos para manter a fixação, do protetor solar e claro de cores marcantes.

O maquiador Erich Gutmann, da O Boticário, garante que as cores neon, verde, amarelo, rosa, laranja e coral são as tendências da moda nesta estação. Essa paleta de cores deixa a pele com o aspecto de bronzeado que combina com o uso de delineadores afilados.

Foto: reprodução
Para te ajudar a acertar na maquiagem, Erich Gutmann listou as principais novidades para o verão. Confira:  


1- Efeito verão

A dica é misturar a sombra multifuncional um pouquinho de óleo de bebê e esfumar com as pontas dos dedos nos ombros, para dar aquele ar de “sai da praia, mas à praia não sai de mim”.

2- Make resistente

Para fazer a maquiagem durar mais, a orientação é usar o Glass Skin, uma tendência baseada nas técnicas que as coreanas usam para deixar o rosto com a aparência viçosa, parecendo pele de vidro. Você precisa investir em produtos apropriados para seu tipo de pele - sabonete e hidratante - diariamente e também em maquiagens que possuem pigmentos para refletir a iluminação do rosto.

CC Cream, Light My Face e Glossy Blush são alguns produtos que seguem a linha Glass Skin.

3- Hidratação constante

Nesta estação do ano, você precisa fazer  exercícios diários: beber bastante água, fazer a limpeza e a hidratação da pele. Busque ter cuidados pré, durante e pós-make. "A maquiagem dura horas se a nossa pele estiver de bom humor!", alertou Erich Gutmann.



4- Adeus oleosidade


A alimentação equilibrada, o hábito de beber bastante água e a rotina de limpeza e hidratação da pele são a chave para "driblar" a oleosidade. Para diminuir o impacto da oleosidade na make, você pode também  utilizar pó compacto translucido.
 
"Não vou cansar nunca de repetir que beber água é uma fonte natural da beleza. A gordura não se mistura com a água, então se a gente se hidrata, automaticamente expelimos mais impurezas e toxinas do nosso organismo", explicou o especialista.


Foto: reprodução / Juliana Rakoza
5- Produtos multifuncionais

Os produtos multifuncionais também estão em alta. "A sombra que a gente aplica nas pálpebras é a mesma que aproveitamos para corar um pouco mais as maçãs do rosto e os lábios", explicou o especialista.

6- Maquiagem para qualquer hora do dia


Aposte em um gloss na cor rose com uma versão metálica da sua cor quente preferida. Lembre-se que a nova tendência permite que você use o mesmo produto em várias áreas do rosto.

Outra opção é investir no delineador em formato de gatinho, com um desenho mais restrito, e a máscara para cílios reforçada para destacar o olhar.



7- Maquiagem para saídas noturnas


"Pode abusar quando a noite cai e, na hora da balada, a dica é levar o visual da praia com você. Evitem os cílios postiços. O verão pede algo mais natural. Uma máscara de cílios,  a prova d’água, com um preto básico", indica o maquiador.

8- Evite alguns produtos

No verão, é dispensável utilizar base, pó compacto e lápis de olho. O calor pode contribuir para esses produtos escorrem e arruinar sua produção. O corretivo deve ser usado em áreas pontuais para esconder imperfeições, como olheiras e espinhas.

*Sob supervisão do editor-chefe Rafael Sena