Moda e Beleza

Mude urgente! Oito hábitos que destroem o cabelo

Você pode ter contribuído para o seu cabelo ter ficado quebradiço e sem vida

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está sofrendo com pontas duplas, oleosidade ou fios quebradiços? Você pode ter contribuído para o estado ruim do seu cabelo. O lado bom da história é que melhorar a saúde dos fios também só depende de você.

Em entrevista ao portal 'Minha Vida', o cabeleireiro Paulo César Schettini e a gerente de um salão de beleza Luciene Bastos preparam uma lista com oito hábitos que você precisa abandonar com urgência para manter seus cabelos saudáveis e bonitos. Confira:

Foto: reprodução
1- Esquecer o condicionador no cabelo
"Não enxaguar adequadamente os fios, deixando resquícios do produto, vai danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas", alertou Paulo.

 Para evitar que os fios fiquem elásticos e quebradiços, toda vez que laver o cabelo verifique se a água que escorre após o enxague sai cristalina, isso é sinal de que todo o produto foi retirado.

 2- Chapinha e fios molhados não combinam
Essa atitude vai queimar os fios e quebra-los. Para usar a prancha, você precisa secar bem o cabelo. Jamais use com eles molhados ou úmidos, pois nesse caso para resolver só cortando.

3- Aliar máscara hidratante com praia
O uso de máscaras hidrantes podem queimar os fios, pois eles não têm proteção contra raios ultravioletas. O único produto aconselhável passar no cabelo para ir à praia é creme sem enxágue com proteção solar.

4- Misturar químicas
Não tem como fazer vários procedimentos no cabelo de uma só vez (relaxamento, luzes, colorir, progressiva, etc). Paulo garantiu que o ideal é escolher no máximo dois tratamentos e não esquecer de manter a hidratação em dia. A mistura de procedimentos deixa os fios porosos e fracos.

5- Prender o cabelo molhado
Quem nunca precisou prender o cabelo antes dele secar totalmente? Infelizmente, esse hábito é péssimo para as madeixas, pois não permite que o couro cabeludo seque completamento - o que pode acumular fungos e criar caspa. Além disso, prender o cabelo molhado ou úmido também enfraquece a raiz e provoca queda.

6- Usar a escova errada para desembaraçar os fios

Fuja das escovas muito maleáveis. As cerdas moles quebram os fios. O ideal é preferir um pente com dentes largos e firmes ou uma escova tipo raquete.

7- Fugir da tesoura

Você precisa cortar o cabelo com regularidade, que depende do seu tipo de cabelo e do corte, para evitar que as pontas comecem a abrir e que os fios fiquem quebradiços. Luciene Bastos alertou que o tempo máximo entre um corte e outro não pode ultrapassar três meses.

8- Esquecer as hidratações

A hidratação é essencial para saúde dos fios, pois ela ajuda os fios recuperarem o brilho, a maciez, a leveza e ainda deixa nutrido.