Moda e Beleza

Não tenha medo de errar: veja dicas para cortar o cabelo em casa

Ansiedade por mudar o visual toma conta após mais de dois meses em isolamento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já se passaram mais de dois meses do início do isolamento social causado pelo Covid-19 no Brasil. Entre diversas angústias e ansiedades, uma delas está no tamanho do cabelo. A vontade de cortar parece, por vezes, uma necessidade ou apenas mais uma distração para a quarentena.

Para isso, é importante tomar alguns cuidados para não tornar o resultado um desastre, seja cortando com máquina ou com tesouras. Elizama Brasileiro, proprietária do salão Zama Brasileiro e empresária no segmento de beleza e estética, destaca algumas dicas para manter o cabelo saudável e “bem cortado”.

1 – Se for passar a máquina, peça ajuda

Apesar de parecer fácil, o uso incorreto da máquina de cortar cabelos pode causar desníveis indesejados no corte.

2 – Escolha corretamente a tesoura

A tesoura de salão tem um corte preciso fio a fio, enquanto as utilizadas para uso doméstico costumam ser menos “certeiras”. Se não tiver uma tesoura profissional em casa, opte, ao menos, por uma que esteja bem afiada.

3 – Posicione-se em frente a um espelho e escolha um local iluminado

Além de controlar a emoção na hora de usar a tesoura, ou a máquina, opte por fazer o corte em frente a um espelho e com boa iluminação direta. Acompanhar o processo de corte pode ser essencial para saber a hora de parar.

4 – Corte o cabelo seco

Lave os cabelos, hidrate, deixe secar e então faça o corte. Cortar o cabelo molhado pode trazer surpresas após a secagem.

5 – Cuidado com o sonho da franja!

Se o seu desejo é aproveitar o momento para ter a tão sonhada franja, vá com calma! Corte gradativamente e vá “sentindo” se é isso mesmo o que deseja.

6 – O que não tem remédio, remediado está

Deu certo, ótimo! Não foi o esperado, calma. Continue hidratando as madeixas, experimente novos penteados, lenços ou até bonés. Não é tempo de ficar se pressionando, curta a experiência e quando tudo acabar corra para o seu cabeleireiro.