Moda e Beleza

Para ficar radiante: aprenda a fazer esfoliantes caseiros para tratar a pele oleosa

A esfoliação ajuda a remover os tecidos mortos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Tem pele oleosa? A esfoliação é um tratamento indicado para este tipo de pele, pois ele ajuda a remover os tecidos mortos, auxiliando a desobstruir os poros e manter o rosto mais saudável. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou cinco receitas de esfoliantes para fazer em casa. Confira:  

1. Esfoliante com limão, fubá e açúcar
Um ótimo esfoliante caseiro para pele oleosa pode ser feito em casa com limão, óleo de amêndoas, fubá e açúcar. O açúcar e o fubá irão retirar a camada mais superficial da pele, o óleo irá ajudar a hidratar e o suco de limão vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da pele, deixando-a limpa e fresca.

Ingredientes:

1 colher (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de fubá
1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas
1 colher (de sopa) de suco de limão

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes num recipiente de plástico e aplicar no rosto, friccionando suavemente em movimentos circulares. Insistir nas regiões mais oleosas que no rosto são, geralmente, são a testa, o nariz e o queixo, e depois lavar com água morna. Secar com uma toalha macia, sem esfregar, e usar uma pequena quantidade de hidratante próprio para o rosto, livre de óleo.

2. Esfoliante com mel, açúcar mascavo e aveia
O açúcar mascavo com mel e aveia formam uma mistura muito nutritiva e com propriedades esfoliantes, capazes de ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de mel
2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo
1 colher (de sopa) de aveia em flocos finos

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes até formar uma pasta e passar no rosto ou corpo delicadamente, fazendo movimentos circulares. Deixar agir por até dez minutos e enxaguar com água morna.

3. Esfoliante com limão, pepino e açúcar
O suco de limão misturado com suco de pepino tem muitas qualidades que ajudam a limpar e clarear a pele, removendo o excesso de oleosidade, impurezas e manchas. O açúcar tem a ação de esfoliar, removendo as células mortas e desobstruindo os poros.

Ingredientes:
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de suco de pepino
1 colher (de sopa) de açúcar cristal

Modo de preparo:
Aplicar a mistura dos ingredientes, com uma fricção suave, e deixar agir por 10 minutos. Enxaguar com bastante água morna até remover todo o produto. Evitar se expor ao sol após esta máscara, e sempre passar filtro solar próprio para pele oleosa após, pois o limão pode manchar a pele. 

4. Esfoliante com bicarbonato e mel
A combinação do bicarbonato de sódio com mel é ótima para a remoção de células mortas e controle de oleosidade, muito útil para o combate contra os cravos e espinhas.

Ingredientes:
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de sopa) de mel

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes até ficar homogêneo, passar suavemente com movimentos circulares na pele, e deixar agir por 5 minutos. Em seguida, enxaguar com bastante água morna.

5. Esfoliante com café
O café tem ação antioxidante, capaz de renovar a pele, além de ter ação esfoliante que ajuda a remover impurezas e diminuindo a oleosidade.

Ingredientes:
1 colher (de sopa) de café em pó
1 colher (de sopa) de água

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes até formar uma pasta e aplicar sobre as regiões desejadas com movimentos circulares. Em seguida, deixar agir por 10 minutos, e enxaguar com água morna.