Moda e Beleza

Para não errar nunca mais: como fazer a maquiagem sem causar o efeito envelhecido

Expert Allex Gorën ensina como evitar o excesso de produtos e deixar a pele com uma aparência linda e natural

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Você sabe fazer uma boa maquiagem? O ideal é conseguir evidenciar os pontos fortes e a beleza natural do rosto. “O importante é evitar o excesso de produtos, que sempre marcam e deixam o aspecto pesado”, aconselha o make up artist Allex Gorën, do salão Hermas Beleza. Para te ajudar a não errar nunca mais, o especialista explicou como usar cada produto. 

A base, por exemplo, entrega um efeito mais natural quando diluída em água termal ou creme hidratante, que pode ser na textura de gel para peles mais oleosas. Já o pó, de acordo com o maquiador, deve ser aplicado somente para selar e tirar o excesso de brilho da pele. Ele faz distinção entre o pó solto e o compacto: “o pó solto dá um efeito mais natural, por isso é indicado para pele mais madura. Já o pó compacto é mais fácil de aplicar, porém entrega mais produto na aplicação e pode deixar o acabamento seco em exagero”, explica.

Já o blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto, em leves movimentos circulares, das têmporas para o centro. “Pode dar um leve sorriso para marcar a região onde deve ser aplicado”, enfatiza Gorën. O blush em bastão ou com textura cremosa deve ser aplicado antes da base, já os em acabamento matte, depois da base”, orienta o profissional.

O iluminador, produto queridinho de 10 entre 10 pessoas que se maquiam deve ser aplicado somente nas têmporas e pontos altos do rosto, pois ele em excesso também pode acabar com a naturalidade do look e deixar o rosto com aparência oleosa.

A maior dica do maquiador é: menos é mais. “A diluição da base em água termal faz a pele parecer natural e mantém a pele hidratada, pois seus minerais vão atuar. Pode-se abusar do produto, pois ele é indicado para todos os tipos de pele e ajuda muito principalmente no verão”, garante.