Moda e Beleza

Para os iniciantes de plantão: seis dicas de maquiagem que você precisa saber

O primeiro passo é montar seu kit de maquiagem

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer muito arrasar na make e não sabe por onde começar? Calma, para quase tudo na vida tem solução. Os profissionais de maquiagem da Sephora separaram algumas dicas essenciais para iniciantes. 

O primeiro passo é montar seu kit de maquiagem. Hidratante facial, protetor solar (pode ser um BB Cream também), base e corretivo, pó facial, blush, sombras, máscara para cílios, delineador e batom. Não esqueça de adequir um kit básico de pincéis e um demaquilante.  Com o kit em "mãos", confira as dicas de maquiagem listadas pela Sephora. 

1. Escolha a base correta

Para descobrir sua cor, não tem jeito, é necessário testar. Você deve aplicar a base na lateral da mandíbula e esperar ela secar. Se ela se fundir com a pele, é o tom certo para você. Mas, se você ainda puder enxergar as bordas, é porque este tom é muito claro ou muito escuro para a sua pele.

Além do cuidado com a cor, é importante observar o nível de cobertura que a base proporciona e o seu acabamento. As bases de cobertura mais leve e acabamento natural são as mais indicadas para quem está começando. Agora, se a sua pele tende ao excesso de oleosidade, o melhor é optar por uma base matte.


2. Saiba como não errar na sombra 

Você deve começar fazendo uma marcação básica, aplicando a sombra mais clara no canto interno dos olhos e a mais escura no canto externo, esfumando bem na junção das duas cores para obter uma transição sutil. Se você ainda borra muito os cantos externos, cole uma fita na diagonal do canto externo do olho até a sobrancelha antes de aplicar as sombras e retire depois.

Observação: esse truque da fita também vale para ajudar na aplicação do delineador. 

3. Aprenda a marcar o côncavo

Essa técnica ajuda a dar profundidade e valoriza o olhar. Para fazer isso — e, no futuro, se aventurar com técnicas mais avançadas, como o cut crease —, o primeiro passo é encontrar o côncavo. Ele é aquela região dos olhos entre o osso da sobrancelha e o globo ocular. Você consegue sentir este espaço quando coloca o dedo sobre a pálpebra. É neste ponto que a sombra deve ser aplicada.

Use uma sombra que não seja muito mais escura do que o seu tom natural de pele e um pincel pequeno (que não seja maior do que o espaço do côncavo) e bem fofinho. Para marcar o côncavo, basta aplicar a sombra seguindo o seu osso. Comece no canto externo dos olhos e esfume em direção ao canto interno.

E, para um charme extra, se quiser criar um ponto de luz, basta aplicar uma sombra clara no cantinho interno do olho, completando a maquiagem.

4. Use a máscara de cílios certa para você

Depende do que você deseja. Para deixar um efeito mais expressivo no olhar, vale optar pelas que prometem volume. Se o objetivo é um efeito mais natural, que alongue e separe os fios, você pode usar aquelas que tem escova de silicone e cerdas mais separadas. 

5. Corrija as sobrancelhas de modo natural

Para fazer a correção sem deixar o look com aspecto artificial, é necessário encontrar produtos para sobrancelha com o tom exato dos seus fios. Pode ser lápis, delineador, sombra ou o que você preferir. Você deve desenhar fiozinhos sobre as falhas da sobrancelha e depois é só esfumar os traços para deixar os traços mais naturais.

6. Passe batom com perfeição 

A primeira dica de como se faz uma maquiagem básica de boca é delinear o contorno dos lábios com lápis de boca da mesma cor do batom para aumentar a durabilidade. 

Outra técnica interessante que tem o mesmo objetivo é aplicar um pouco de pó translúcido sobre o batom — depois de passar o batom, é só colocar um lencinho de papel sobre o batom e passar o pó translúcido com um pincel sobre o papel.

Assista os vídeos com mais orientações disponibilizados pela marca