Moda e Beleza

Peça democrática, o jeans combina com todos estilos; saiba como usar da melhor forma

Versátil, o jeans possui inúmeras cores, modelagens, apliques e customizações

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
A frase "Jeans combina com tudo" é uma das maiores máximas da moda! Podemos afirmar isso por conta da versatilidade enorme na criação desse item. Inúmeras cores, modelagens, apliques, lavanderias, ornamentos, customizações, faz dele um elemento indispensável no seu guarda-roupa, para as pessoas que transitam entre vários estilos, como também para quem tem uma pegada mais casual ou fashion.

A história dessa peça começa lá em 1873, quando surgiu o primeiro jeans nos Estados Unidos. O denim, nome verdadeiro do tecido que dá origem ao jeans, no século 19 era usado muitas vezes na cor branca. Após a adoção do azul na peça, o jeans foi ganhando sua fama.

Foto: Divulgação / Mahalo

Inicialmente, para chegar à cor azul, o jeans era tingido com índigo, um corante que é extraído da fermentação de plantas anileiras. Mas em 1880, o químico alemão Johann Baeyer fez a primeira síntese química do anil e dessa forma, fez o uso do índigo sintético ser o mais utilizado.

Atualmente as empresas brasileiras se destacam na confecção do seu próprio material. Temos como exemplo a Mahalo, que devido ao investimento em tecnologias e parcerias com os melhores fornecedores, consegue reunir todas as vantagens, benefícios e características que o jeans ganhou ao longo do tempo.

Variedades de modelos

A gama de opções de um jeans é enorme. Se formos falar somente de calças, há diversas modelagens para todo tipo de gosto. Um dos modelos mais clássicos é a calça jeans reta. Com cortes e lavagens simples, esse tipo de peça é perfeita para um look básico. Outro modelo bastante popular é o skinny, que é mais ajustado ao corpo. 

A calça flare é inspirada nas bocas-de-sino, enquanto a croped possui uma barra mais curta. E se no passado, lá pelos anos 90, a calça de cintura baixa estava no auge, hoje a tendência é a cintura alta. Na Mahalo, o jeans segue o que é tendência. Atrelados a um bom gosto e a uma boa visão de moda, os designers se reinventam com novas formas de criar moda a partir do uso do jeans.

Foto: Divulgação / Mahalo

A linha confort e a slim são as mais procuradas pelos clientes. A confort por ser confortável devido ao corte mais amplo, mas ainda assim se mantém alinhada ao corpo e a slim por utilizarem em sua fabricação tecidos com strech, que gera um conforto maior devido à facilidade dos movimentos, flexibilidade e por valorizar a silhueta do corpo. 

Para o Free Surf Israel Meneses, consumidor da marca, "a variedade de moldes" é um grande diferencial. "As peças da Mahalo com corte mais amplo são as minhas favoritas, mas as que têm strech também são excelentes, pois geram conforto e facilidade nos movimentos pela flexibilidade do tecido”.  As modelagens da marca são resultado de muitos anos de estudo e ajustes, buscando sempre conforto e bom caimento para os consumidores. 

Além disso, os jeans podem ter vários tipos de lavagens. Essas determinam o tom das peças. O que chamamos de calça demin é aquele jeans básico, com “cor de jeans”, sem nenhuma lavagem especial. A peça também pode passar por um processo de clareamento, deixando o tom do azul mais claro. Além disso, várias outras mudanças podem ser aplicadas no jeans dependendo dos processos que são realizados no momento da fabricação, por isso temos no mercado peças de vários tons, camufladas, desbotadas e com lavagens diferentes, garantindo uma imagem de sofisticação para a peça e provando assim a sua versatilidade, se adequando a todos os gostos.

Processo de produção

Antes de chegar a uma loja, todas as peças são lavadas em processos que garantem o beneficiamento da mesma. Por isso não precisa se preocupar em lavar o seu jeans assim que chegar em casa, pode vesti-lo da maneira como ele foi comprado, antes da primeira lavagem.

Além desse cuidado com a peça durante o processo de produção deve-se ter atenção também com o meio ambiente. Para diminuir os impactos na natureza, empresas como a Mahalo adotam algumas medidas, a gerente de produção da marca, Francelli Viana, explica: “100% de toda água utilizada na produção do jeans é tratada e devolvida para o meio ambiente, podendo também ser reutilizada; outra ação praticada pela Mahalo, juntamente com a sua fornecedora, é reflorestamento. Vamos explicar melhor: para a confecção das peças de jeans existem etapas que utilizam vapores, estufas e secadores, esse processo é realizado por meio de uma caldeira movida à madeira, porém toda a madeira utilizada nessa queima vem de uma plantação exclusiva de eucaliptos, ou seja, não é retirada lenha nativa da mata, a lenha utilizada deriva de uma plantação própria”.

Pode usar sem medo!

Com matéria prima de alta qualidade, o jeans se torna ainda mais resistente e durável, pois utiliza fios de denim, combinados a uma costura reforçada, o que gera um produto extremamente forte.

O designer da Mahalo, Alex Souza, explica que é daí que vem aquela expressão: "Essa roupa aqui é para bater". Segundo ele, o jeans da Mahalo é o tipo de peça que pode ser usado em todas as ocasiões, seja de maneira casual, no trabalho ou até em ambientes mais formais. 

Além de serem duráveis, as peças tem todos os detalhes minuciosamente pensados, tornando o produto algo harmônico e gotoso de ver e de vestir.