Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Primer, bronzer e iluminador: aprenda a função de cada um

Especialistas ensinam como usar produtos que fazem a diferença na maquiagem

Redação iBahia • 15/07/2017 às 19:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se você fica perdida no meio de tantos novos produtos de maquiagem que inundaram o mercado de maquiagem nos últimos anos, pode ficar tranquila: não é só você. Há tantas opções na hora de compor o make que é normal ter dúvidas sobre como usar corretamente cada item. Para resolver isso, pedimos a alguns maquiadores disputados que nos explicassem como tirar o melhor de cada aquisição nova na penteadeira.

Foto: Reprodução



Iluminador

O iluminador serve para clarear e destacar partes específicas do rosto. É ele que garante aquela dose de glamour do make.

"O iluminador é aplicado em pontos específicos do rosto, como a maçã do rosto, canto interno do olho e parte superior do lábio, para trazer luminosidade e foco", explica o maquiador e colorista Guilherme Becker, que trabalha com Fil Freitas.

Maquiadora do Jacques Janine Fashion Mall, Daniella Vaz sugere também a aplicação no arco do cupido e alerta: é preciso tomar cuidado com o excesso do produto, ou ele pode causar aquele efeito "estourado" da pele nas fotos. Ela ainda recomenda escolher a cor do iluminador de acordo com o seu tom de pele:

"Nas peles claras, o ideal é usar uma cor mais perolada e, para peles mais morenas, tons dourados", sugere.

Bronzer

O bronzer, conforme indica o nome, dá aquele tom bronzeado para a pele. Por seu efeito praiano, normalmente vai melhor no verão. Ele deve ser aplicado antes do blush. Maquiadora da Esmell Leblon, Adriana Neto enumera os erros mais comuns:

"Usar em excesso, esquecer do pescoço (ele acaba destoando quando se usa o bronzer só no rosto), e usar o tom errado de blush e bronzer. Isso tudo deve ser dosado", avisa ela.

Já Guilherme Becker aponta para outro risco: usar o bronzer como blush, principalmente em peles muito claras.

"Não fica bom, fica artificial. O ideal para pessoas com a pele mais clara é usar um blush rosinha ou pêssego, e o bronzer somente para peles morenas e negras", afirma ele, que também desaconselha o uso de bronzer, blush e iluminador ao mesmo tempo. Ao invés disso, é melhor usar ou o bronzer, ou o iluminador.

Já Daniella Vaz dá uma dica: o bronzer sem brilho também pode ser usado para fazer contorno, escurecendo partes que se deseja afinar: "O bronzer opaco pode ser aplicado abaixo do osso zigomático em direção a boca, na linha do maxilar e do cabelo e nas laterais do nariz, sem exagerar para que fique bem natural".

Leia mais:

Foto: Reprodução



Primer

O primer é utilizado para preparar a pele para a maquiagem: ele é capaz de fixar melhor os produtos a serem aplicados, o que faz com que eles permaneçam por mais tempo no rosto. Existem vários tipos, como o siliconado (que dá um efeito aveludado), o primer de poros (que serve para diminuir a região de poros), e o primer hidratante (que tem a função de hidratar a pele também). Por garantirem a permanência da maquiagem, eles são especialmente bem-vindos em eventos como casamentos e formaturas.

Segundo Daniella Vaz, os diferentes tipos de primers podem ser usados de uma só vez, mas é preciso ter cuidado na aplicação:

"Eles podem ser usados na mesma maquiagem, mas em lugares diferentes. Se um primer se sobrepor ao outro, a maquiagem pode craquelar", avisa.

A maquiadora Adriana Neto lembra que, como a maioria das brasileiras tem pele oleosa ou mista, os primers oil free costumam ir bem. "Porém, para peles mais maduras, os mais indicados são os hidratantes", pondera.

Já Guilherme Becker lembra que o primer comum costuma ser aplicado em especial na zona T do rosto, para tirar o foco de brilho. Ela também ressalta que a escolha por determinado produto deve ser feita de acordo com a pele.

"Isso varia muito de pele para pele. Quem tem a pele mais seca, um primer só para fechar os poros é bacana, e pra quem tem a pele normal a oleosa, um primer mais que combata a oleosidade", indica.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza