Moda e Beleza

Problemas com o resultado do skincare? Especialista explica possíveis razões

A pele é um aspecto muito particular de cada pessoa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Nem sempre skincare traz o efeito desejado. De acordo com Willian Ortega, especialista em harmonização facial, alguns fatores podem dificultar a penetração de produtos, como cremes ou séruns, na pele, por isso pode acontecer de não notar melhora nas manchas ou nos sinais de envelhecimento.  “Para se ter uma ideia, a substância deve atravessar a epiderme, permear a derme e ser absorvida pela hipoderme,” explica Willian Ortega. 

A pele é um aspecto muito particular de cada pessoa, e fatores como genética, exposição ao sol, idade, sexo, hábitos como o tabagismo, e o uso de medicamento contínuo, alteram sua qualidade, e por consequência, seu nível de absorção. “Nem todos os produtos são capazes de realizar este caminho de maneira eficaz, por diversos motivos, mas é possível facilitá-lo”, afirma Ortega.

Uma alternativa para facilitar a absorção de produtos é o microagulhamento, técnica conhecida por estimular o colágeno através de perfurações com micro agulhas, que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras da proteína.

“As perfurações superficiais criam pequenos canalículos, que formam um certo ‘atalho’ por meio das camadas”, esclarece o especialista. “Após realizado o microagulhamento, a aplicação de um hidratante para pele seca, clareador para manchas, ou vitaminas, por exemplo, tem um efeito muito mais rápido.”

O microagulhamento é conhecido por eliminar rugas e linhas de expressão, e segundo o especialista é um recurso que tem benefícios para todas as idades. Willian Ortega ainda reforçou que é importante não esquecer de investir em procedimentos como a esfoliação para manter o rosto limpo e a pele renovada.