Moda e Beleza

Quatro dicas para fazer o sapato de couro durar mais

Limpar adequadamente e guarda-los de maneira correta faz com que os calçados de couro fiquem sempre com cara de novos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Sapatos são acessórios fundamentais no guarda roupa feminino e o tipo mais apreciado é, sem dúvidas, o de couro. No entanto, para faze-los durarem mais são necessários alguns cuidados específicos. Limpar adequadamente e guarda-los de maneira correta faz com que os calçados de couro fiquem sempre com cara de novos. Confira as dicas!

1. Cuidado ao limpar
Limpar adequadamente o sapato de couro é a dica mais importante. Os calçados que não são muito usados devem ser higienizados a cada três meses e os que são usados frequentemente, todo mês. Em sapatos de couro liso, use flanelas brancas para fazer a limpeza. Se o calçado estiver muito sujo, use um limpador de couro. Nunca aplique o produto diretamente no calçado. Use sempre a flanela e passe em movimentos circulares. Em seguida, use uma flanela lisa para retirar o excesso de produto. Você pode finalizar com uma graxa ou um mousse para manter a hidratação e beleza do couro. Quando o couro do sapato for do tipo nobuck ou camurça o cuidado deve ser dobrado já que essas superfícies são mais frágeis. Nesses casos, vale investir em sprays secos, próprios para tratar e retirar manchas desse tipo de material.

2. Cuidado ao guardar
Guarde os sapatos em lugares arejados sem umidade e nunca utilize sacos plásticos, pois isso evita a respiração do couro e ajuda a proliferar mofo. Em hipótese alguma dobre os sapatos. Isso prejudica e marca o couro. O ideal é sempre guardá-los com fôrmas próprias ou preenchendo com jornal amassado para manter os formatos intactos.

3. Deixe ele 'respirar'
Sempre que possível evite utilizar o mesmo sapato por dois dias seguidos. O ideal é deixá-lo em um lugar bem arejado para que ele possa respirar, ou seja, para que saia toda a umidade dos pés que ficou no interior do calçado. Isso ajuda evitar também que fungos se proliferem e causem mofos ou maus odores. Além disso, quem curte guardar os calçados em caixas, deve fazer furos para que eles possam respirar. Outra opção é usar saquinhos de TNT, pois também permitem que os sapatos fiquem ventilados.

4. Evite molhar
Nunca molhe um sapato de couro, mas se isso acontecer você deve ter alguns cuidados. Para secar, basta envolver o calçado em um pano limpo, assim a água será absorvida. Depois deixe a peça secar em local protegido do sol. Para ajudar a prevenir 'acidentes' com água, passe impermeabilizante no calçado, pois isso evita a absorção de líquidos pelo couro desde o seu primeiro uso.