Moda e Beleza

Quer mudar o visual? Confira dez dicas de como descolorir o cabelo em casa

Lave os cabelos com shampoo e enxague bem para remover todos os resíduos do produto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Quer mudar o visual? Se você decidiu optar por uma mudança no cabelo, é preciso cuidados pois o processo é bastante desgastante para os fios, resultando em cabelos muito ressecados, opacos e quebradiços. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou dez dicas para descolorir as madeixas em casa. Confira: 

Escolha o descolorante: de preferência boas marcas e que sejam de coloração azul, que têm um melhor efeito descolorante e evitam que o cabelo fique muito amarelo. 

Escolha a água oxigenada: que irá reagir com o descolorante, de preferência estabilizada cremosa, no volume de 10 a 40. Deve-se lembrar que, quanto maior o volume da água oxigenada, mais rápido é o efeito clareador, entretanto, pode estragar mais rapidamente os fios.

Faça um teste em uma mecha do cabelo: para avaliar se haverá algum dano aos cabelos durante o processo, devendo-se evitar descolorir todo o cabelo caso os fios fiquem muito quebradiços ou elásticos. Nestes casos, procure um profissional cabeleireiro.

Divida os cabelos em mechas utilizando prendedores: confira se consegue enxergar bem a parte de trás do cabelo, que pode ser visualizada colocando-se um espelho também na parte de trás, mas, se houver dificuldade, chame uma outra pessoa para ajudar a aplicar o produto;

Passe um creme hidratante: na pele ao redor dos cabelos, como testa, nuca e orelhas, para evitar que fiquem manchados ou irritados com o produto.

Aplique o produto com um pincel para cabelos: começando pela ponta dos fios, para em seguida passar nas partes de cima, pois a raiz é mais sensível e acaba descolorindo primeiro do que as pontas. Se a intenção é descolorir todo o cabelo, inclusive a raiz, prefira passar o produto em todo o comprimento, para depois passar na região próxima ao couro cabeludo, para que o resultado fique mais homogêneo.

Observe o tempo de ação do produto: devendo-se evitar que fique por mais de 30 a 40 minutos com o produto nos cabelos. Uma dica é olhar a cada 5-10 minutos se a tonalidade desejada foi atingida, pois o tempo de descoloração varia de acordo com a cor atual do cabelo e se já foram utilizados outros produtos que podem dificultar a descoloração.

Lave os cabelos com shampoo e enxague bem: para remover todos os resíduos do produto.

Finalize com uma matização: com produtos que corrigem a tonalização dos fios, evitando que estes adquiram tons indesejados, como amarelado, alaranjado ou acinzentado, por exemplo. Geralmente são produtos específicos, de cor roxa ou azul, entretanto, podem ser substituídos por tonalizantes, tintas ou outros tipos de corretores da cor.