Moda e Beleza

Roupa impressa em 3D já é vendida em escala comercial

Jaqueta é criação da estilista israelense Danit Peleg

Agência O Globo

Não é mais ficção científica. Uma roupa impressa em 3D, algo que até pouco tempo parecia ser apenas um experimento, agora é vendida em escala comercial. A jovem estilista israelense Danit Peleg, uma das maiores especialistas no assunto, criou uma jaqueta que pode ser adquirida no e-commerce danitpeleg.com, onde é possível personalizar o modelo, que custa US$ 1.500 (cerca de R$ 4.950).

Foto: Divulgação

Produzida na Espanha e finalizada em Tel Aviv, a jaqueta Imagine é feita com o filamento flexível Filaflex e vem com forro tradicional para aumentar o conforto. Cada unidade leva 100 horas de máquina para ficar pronta, consumindo, além de tempo, muita energia. Por isso, a estilista só faz uma tiragem limitada de 100 jaquetas. Em compensação, o processo de produção não tem desperdício e nenhum tecido extra.

"Um dia a gente vai poder fazer o download do modelo e imprimir em casa”, acredita Danit, que já esteve no Brasil, quando vestiu a atleta Amy Purdy, na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. "Imagine uma jaqueta viral ou uma camiseta viral. Isso poderia acontecer nessa plataforma", finaliza ela, em entrevista ao site especializado "Fashionista".