Moda e Beleza

Saiba como cuidar da pele para obter o melhor resultado com a maquiagem

Dermatologista explica que cada pele tem necessidades específicas e reproduzir o passo a passo visto na internet pode ser prejudicial

Agência O Globo
- Atualizada em

Nos tutoriais de beleza do Youtube existe muita informação sobre os cuidados que se deve ter com o rosto antes e depois da maquiagem. Os passos de skincare são mesmo os mais importantes para obter o melhor resultado na make, mas é importante lembrar que cada pessoa tem um tipo de pele. Copiar a preparação de uma influenciadora digital ou até mesmo de uma amiga não é uma boa ideia, como explica a dermatologista Alessandra Romiti:

Foto: Divulgação

— As etapas pré e pós maquiagem são mais simples do que parecem. Não é necessário utilizar tantos produtos quanto as blogueiras, e o excesso pode atrapalhar o desempenho de cada cosmético. Os passos são praticamente únicos para todos, mas as variações quem vai indicar é o especialista. Cada tipo de pele possui restrições ou exigências diferentes, por isso é sempre bom consultar seu dermatologista — explica.

Alessandra conta que para atingir o melhor resultado da maquiagem os cuidados começam com a limpeza. Dessa forma, para não acumular oleosidade, é imprescindível lavar o rosto com um sabonete ou alguma solução específica para limpeza que seja adequada à necessidade de cada um.

— Observe se o produto utilizado resseca o rosto, pois isso pode ser um problema para peles secas, assim como dermocosméticos pesados podem promover a oleosidade. Para quem tem algumas regiões mais oleosas, indico o uso de um tônico para finalizar a limpeza — recomenda.

O primer melhora a qualidade da pele na hora de fazer a maquiagem, mas não é obrigatório. É possível seguir para a aplicação da base sem esse passo. Porém, a dermatologista explica que esse produto pode ser um detalhe importante para potencializar os resultados.

— Existem no mercado primers com diversas funções: alguns fecham os poros, outros hidratam ou ajudam na fixação da maquiagem. O escolhido vai ser de acordo com as especificações de cada pele. Indispensável mesmo é aplicar o protetor solar se for se maquiar durante o dia. Existem protetores que já têm pigmento e ajudam a uniformizar o tom da pele. Assim, a etapa da base pode ser pulada — comenta.

Na hora da remoção, o ideal é limpar a pele com demaquilante, que pode ser líquido e aplicado com um algodão, ou um lenço demaquilante. O que a especialista mais recomenda são os lenços com água micelar. Alguns demaquilantes pedem enxágue, que deve ser feito com água e, novamente, sabonete adequado para cada tipo de pele.

Máscaras de cílios à prova d’água podem ser difíceis de retirar e forçar a remoção pode irritar os olhos e até arrancar alguns fios. Por isso, ela indica os demaquilantes bifásicos para facilitar esse processo. Após limpar totalmente a pele é a hora de aplicar o tratamento:

— Durante o dia, protetor. À noite, cuidados noturnos. É importante limpar a pele no fim do dia, pois dormir com maquiagem no rosto pode causar obstrução das glândulas e até incentivar a produção de acne — lembra a especialista.

A médica observa que cada produto deve ser usado somente se a pele necessita dele. Por exemplo, sabonete esfoliante é indicado para as pessoas que têm tendência a formar cravos no nariz ou no queixo. Nesse caso, de duas a três vezes por semana é recomendado usá-lo, mas para quem tem pele seca o uso constante de esfoliante pode causar mais ressecamento.