Moda e Beleza

Saiba como deixar seu cabelo mais forte e acabar com o aspecto 'ralo' e quebradiço

Processos para "esticar" ou químicas podem deixar o cabelo mais frágil e quebradiço

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Sofre com cabelo fino e ralo? Calma, é possível reverter a situação. Ao portal Minha Vida, Joana Darc Diniz, médica e diretora Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), explicou que a estrutura dos fios varia de acordo com cada organismo e com a idade, mas processos para "esticar" ou químicas podem deixar o cabelo mais frágil e quebradiço. 

"É normal que o fio de cabelo mude de espessura ao longo da vida. Eles têm um diâmetro que cresce até por volta dos 20 anos, se estabiliza e fica com a mesma espessura até os 50 anos. Depois, o fio volta a ficar mais fino até por volta dos 80 anos", acrescentou Joana.

Segundo a médica, o que causa esse afinamento dos fios é o enfraquecimento do folículo piloso - estrutura composta pelo fio de cabelo e seus elementos, como o bulbo, a glândula sebácea, entre outros. Vale ressaltar que todos os tipos de cabelo podem ser finos, podendo ser frágeis e suscetíveis a quebras.

Confira as dicas listadas pelo Minha Vida para engrossar o cabelo e dar mais volume, que varia com o fato que motivou a situação 

Perda de massa capilar: De acordo com Joana Darc, em casos que o problema seja a perda de massa capilar, o tratamento indicado deve ser através de um aporte de proteína, a fim de melhorar a forma e a densidade do fio.

Fios naturalmente finos: o indicado é o uso de produtos adequados e xampu a seco, todos preferencialmente com fórmulas mais leves. Isso porque o excesso de produtos e componentes químicos deixa o cabelo mais enfraquecido, o que consequentemente resseca, afina e compromete os fios.

Hidratação: Fios finos e com menos volume pedem uma rotina de hidratação e nutrição com aminoácidos. Porém, de acordo com Joana, essas devem ser bem orientadas, a fim de se obter uma reconstrução capilar adequada.

"Faça hidratação com queratina, mas sem excessos. A queratina faz parte da constituição das hastes capilares. Uma dose extra de queratina evita a quebra e estimula o crescimento capilar. Cabelos muito finos têm crescimento lento", recomenda a médica.