Moda e Beleza

Saiba como evitar nós e ressecamento em cabelos crespos e cacheados

Especialista dá dicas de cuidados e prevenções

Redação iBahia

Quem tem cabelo crespo e cacheado sofre com os fios mais embaraçados, com a tendência a nós e ressecamento. Isso acontece porque a curvatura em espiral dos fios não favorece que a oleosidade natural chegue até as pontas do cabelo. Mas existem fatores que podem agravar ou amenizar essa condição, é o que explica a especialista do Atelier dos Cachos, Íris Araújo.

 1 - Evite o uso de química e fontes de calor

Qualquer tipo de procedimento químico, como coloração, relaxamento, ou até mesmo, excesso de chapinha, babyliss e secador deixam os fios mais ressecados porque agridem a sua estrutura. Essa é uma das razões de não utilizarmos qualquer tipo de química no Atelier dos Cachos, exceto luzes. Somos a favor de valorizar o fio natural.

2- Proteja seus fios dos raios solares

Deixar os cabelos expostos ao sol e ao excesso de poluição também causa danos, agredindo os fios e deixando-os mais opacos, fracos, quebradiços e porosos. Hoje já existem diversos produtos com filtro solar que ajudam a proteger os cabelos dessa exposição.

3 - Mantenha uma rotina de hidratação e nutrição com produtos a base de óleos vegetais

É recomendado fazer uso de produtos de nutrição e hidratação regularmente. De preferência produtos a base de óleos vegetais e umectantes, pois suas moléculas ajudam a reter a água e os nutrientes dentro da fibra capilar, diminuindo a tendência de ressecamento.



4 - Evite dormir com fios soltos e experimente toucas ou fronhas de cetim

Dormir com o cabelo solto e com fronhas de algodão contribuem para o surgimento dos nós de fada porque causam fricção nos fios. O uso de fronhas ou toucas de cetim diminuem o atrito dos fios com o tecido, ocasionando menos embaraço e diminuição do frizz, além disso o cetim não absorve água como o algodão e ajuda também a manter a hidratação e oleosidade natural das madeixas.

5 - Desembarace regularmente e da forma correta

Passar muito tempo sem lavar e desembaraçar o cabelo contribui na formação dos nós. O indicado é pentear pelo menos 2 vezes na semana. Também não se deve desembaraçar cabelos crespos e cacheados secos porque gera um atrito prejudicial aos fios. A forma correta é pentear com escovas ou pentes de dentes largos, partindo das pontas em direção à raiz.

6 - Mantenha o corte em dias

É importante aparar as pontas pelo menos a cada quatro meses. Mesmo mantendo a hidratação, as pontas sofrem bastante com as agressões cotidianas. Os fios vão ficando mais fracos e acabam quebrando com mais facilidade, além de também criar nós. Por isso manter o corte em dias ajuda a eliminar pontas duplas e no desembaraço dos fios.