Moda e Beleza

Saiba como fazer uma escova de cabelo digna de salão

A tarefa pode parecer prática, mas, a longo prazo, pode causar ressecamento e quebra nos fios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)



Não consegue abrir mão da escova de cabelo? A tarefa pode até parecer prática, mas, a longo prazo, pode causar ressecamento e quebra nos fios. No entanto, é possível reverter esses problemas com a adoção de alguns hábitos simples. Confira seis dicas abaixo:

1. Escolha secadores de menor potência

Se você não domina a "arte de escovar", o ideal é utilizar o objeto de menor potência. "Outra dica muito importante é manter a distância adequada entre o bico do secador e os fios, nunca encostando o bico no couro cabeludo", explicou Liliane Lopes, consultora técnica sênior na rede Fast Escova Vila Madalena, em entrevista à Revista QUEM.

2. Não esqueça do protetor térmico


A alta temperatura do secador pode se transformar em um inimigo dos fios. Para evitar o ressecamento, não abra mão de um protetor térmico

3. Escolha a escova certa para seu cabelo

Ainda de acordo com a profissional, o ideal é optar por escovas revestidas por cerâmicas e vazadas. Além disso, o tamanho deve variar de acordo com o comprimento de cabelo.



4. Só escovar o cabelo não basta

Para ter cabelos saudáveis, só uma escova realizada de forma correta não basta. "Na verdade, a saúde dos fios vem antes, com uma rotina de hidratação e nutrição. Para quem quer dar vida aos cabelos danificados, a sugestão é o cronograma capilar, que revitaliza os fios em 3 ou 4 semanas", acrescentou a especialista à QUEM.

5. Será que seu cabelo realmente está danificado por causa da escovação?

A regra que vale para tudo na vida: antes de sair apontando culpados, é preciso identificar a raiz do problema. No caso de queda, ressecamento e quebra dos fios, não é diferente. Fatores como má alimentação, falta de atividade física e excesso de lavagem também são prejudiciais à saúde dos fios.