Moda e Beleza

Saiba como levantar os seios sem implantar silicone

Grandes ou pequenos, os seios fazem parte da sexualidade feminina, mas, com a idade ou após a amamentação, podem adquirir aquela aparência de caídos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer mudar seus seios? É possível fazer isso com cirurgia ou colocando silicone. De acordo com Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional - Cirurgia Plástica, é comum as mulheres se arrepederem de colocar prótese nos seios, por isso é importante antes de qualquer coisa definir qual é o objetivo, "se quer apenas levantar ou se pretende ganhar mais volume". 

Grandes ou pequenos, os seios fazem parte da sexualidade feminina, mas, com a idade ou após a amamentação, podem adquirir aquela aparência de caídos. O aspecto menos firme também pode ser causado pela flacidez, que pode ter causa genética ou acontecer porque as mamas são naturalmente grandes e pesadas. Algumas mulheres também sofrem uma distensão dos ligamentos que sustentam a mama e perdem a elasticidade da pele, simplesmente por não usarem sutiã.

Segundo Korn, as variações bruscas de peso é mais um motivo de comprometimento da firmeza do seio, pois ele é composto de tecido gorduroso. "Além disso, seios grandes e caídos não afetam apenas o visual, mas também podem provocar problemas de coluna, alterar a ação dos músculos sobre as articulações e as vértebras e, ainda, alterar a postura da pessoa, levando o corpo a curvar para a frente", completa.

Ele explica que para retomar a forma natural do seio, sem aquela sensação de peito caído o melhor procedimento é a Mastopexia sem Prótese, que tem como objetivo reverter a flacidez dos seios retirando o excesso de pele e de flacidez. "Uma nova mama é montada, aproveitando apenas o tecido existente. Mas se o objetivo também for reduzir o tamanho, remove-se o excedente de pele e o excesso de tecido mamário ou gordura. Depois do procedimento, o efeito é de seio mais firme, numa posição mais adequada e muito mais simétrica. As mamas ganharão um aspecto mais jovial e mais elevado, porém sem aumento de tamanho", detalha.

É importante destacar que essa cirurgia não retarda o envelhecimento natural da pele, mas dá um aspecto mais saudável às mamas. Porém, se a ideia é aumentar os seios e deixar o colo marcado, a cirurgia escolhida deve ser a Mastopexia com Prótese. "Bons cirurgiões buscam resultados o mais natural possível e não deixam os seios com aparência artificial", detalha Korn.

Mas, antes de decidir qual cirurgia irá fazer, agende uma consulta com um médico de confiança. Pesquise o histórico do especialista na internet e veja se ele está cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se, de fato, é habilitado em cirurgia plástica.

Após "bater o marelo" por fazer o procedimento, você deve tirar todas as dúvidas, questionar sobre resultado, pré e pós-operatório.