Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Saiba como proteger a tatuagem no verão

Dermatologistas dão dicas de cuidados para que o desenho não perca a cor e o brilho

Redação iBahia • 01/02/2017 às 14:59 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A pele pode até ficar com uma cor divina no verão, já a tatuagem... Ela definitivamente não gosta de sol. Os raios de fato agem sobre o pigmento alterando o tom e o brilho.
"A cor da tatuagem vai esmaecendo com os anos. O próprio organismo atua na tentativa de expulsar um corpo estranho, neste caso, o pigmento da tatuagem. Um outro fator é a radiação UV, que também é mais uma agressão. Manter a pele hidratada a torna mais resistente e saudável, contribuindo de certa forma para a manutenção da cor", explica a dermatologista Christiane Gonzaga.
Segundo a dermatologista Juliana Piquet, é difícil estimar em quanto tempo ela vai começar a desbotar, pois uma tatuagem não é igual a outra: "depende do pigmento que é usado, da cor, do traço, da profundidade".
De acordo com Juliana, tatuagens pretas e coloridas exigem os mesmos cuidados e precisam ser hidratadas após a exposição solar. Mas como não dá para deixar a tattoo em casa e ir curtir a praia ou a piscina, é possível, sim, protegê-la dos danos desta época do ano. Saiba como:
Foto: Reprodução
1) TATUAGEM RECENTE: "Neste caso, não tem jeito. Se a tatuagem for recente, é necessário evitar a exposição solar e a piscina nas primeiras duas semanas ou até que ela esteja completamente cicatrizada", diz Juliana Piquet.
2) USE BASTANTE FILTRO SOLAR: "Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado após esses 30 minutos. E é para aplicar o filtro generosamente mesmo. Depois, é importante passar novamente a cada duas horas", aconselha Juliana.
3) ATENÇÃO AO FATOR: "Use sempre um protetor com FPS maior ou igual a 45, resistente à água. Uma boa opção são os filtros infantis, geralmente bem aderentes", afirma Juliana.
4) ROUPAS COMO ALIADAS: "Outra boa opção é cobrir com roupa UV, FPS 50. Protege até mais que o filtro", recomenda Juliana.
5) CUIDADO COM O CLORO: "Produtos químicos como o cloro podem agir de forma prejudicial na pele tatuada recentemente. Na tatuagem já cicatrizada, com a barreira protetora da pele íntegra, é pouco provável que a ação do cloro desbote o desenho", afirma Cristiane Gonzaga.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza