Moda e Beleza

Saiba como usar café para reduzir olheiras, manchas e espinhas

As máscaras faciais de café ajudam a aliviar as olheiras, a diminuir as bolsas sob os olhos e ainda suaviza manchas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Olheiras, manchas e espinhas são as verdadeiras vilãs do mundo feminino. Em entrevista à revista Boa Forma, a dermatologista Renata Marques contou que o café pode ser um grande aliado para melhorar o aspecto da pele. 

"O café atua sobre a circulação, aumentando o fluxo de sangue do organismo. Dessa forma, é possível diminuir o acúmulo de toxinas e melhorar a oxigenação. Dessa forma há diminuição de todo tipo de inflamação, desde acne até celulite", explicou a especialista. 

Além disso, o café tem uma alta concentração de flavonoides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento fora de hora. Para o uso, a especialista indica apostar em máscaras faciais. As feitas com as borras ajudam a aliviar as olheiras, a diminuir as bolsas sob os olhos e ainda suaviza manchas. 

Para a Boa Forma, a dermatologista ensinou três máscaras que podem ser feitas em casa. Confira: 


1- Máscaras para espinhas 


Ingredientes: 

2 colheres de sopa de leite integral

2 colheres de sopa de borra de café


Modo de preparo: 

Com o auxílio de uma colher ou espátula, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e com ajuda de um pincel aplique no rosto. Não deixe ficar muito líquida. 

É importante lavar o rosto antes de aplicar a máscara. A especialista indica usar duas vezes na semana. 

2- Máscara para olheiras

Junte uma pequena pitada de pimenta-do-reino com um pouco de borra que tenha restado do café que preparou. Depois, junte o óleo de coco à mistura. Em seguida, aplique nas olheiras. Faça massagens suaves com ajuda dos dedos e deixe a mistura agir entre cinco a dez minutos. 

3- Máscara para clarear manchas


Ingredientes: 

2 (duas) colheres de sopa de borra de café

1 clara de ovo batida em neve

1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas 

Modo de preparo: 

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta com aspecto arenoso. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça movimentos circulares e tenha controle da força para não agredir a pele. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire a máscara com água em temperatura ambiente.