Moda e Beleza

Saiba o que é sérum e a melhor forma de usá-lo na pele

Produto tem uma textura aquosa e pode ser considerado um intermediário entre o creme e o gel

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você com certeza já reparou na variedade de opções de sérum no setor de cosméticos e no aumento de influenciadoras digitais recomendando este tipo de produto. Mas, sabe realmente para que serve e quando o seu uso é indicado? 

O sérum atua na prevenção dos sinais de envelhecimento, promove firmeza e hidrata a pele. Ao Minha Vida, as dermatologistas  Laís Leonor e Joana D'Arc Diniz explicaram as particularidades do produto e deram orientações de uso. 

O produto tem uma textura aquosa e pode ser considerado um intermediário entre o creme e o gel, já que não é tão denso como o creme e nem tão seco quanto o gel. Ele tem uma rápida absorção na pele e é fácil de espalhar. 

É indicado utilizar o cosmético duas vezes ao dia, após a limpeza de pele e antes do creme para o dia e noite. Para uso pela manhã, o ideal é aplicar antes de passar o protetor solar e a maquiagem. De noite pode usar só o sérum ou aplicá-lo antes do creme noturno. 

"Como é fluido com textura leve e alta concentração de princípios ativos, o sérum potencializa os resultados dos cremes de tratamento, seguindo uma linha de produtos. Caso não faça parte de uma linha de produtos, pode ser usado substituindo o creme hidratante", explica a dermatologista Joana D'Arc Diniz.

O uso do sérum traz vários benefícios. Entre eles: amenização das rugas; remoção das células mortas; regeneração das fibras de colágeno e elastina; controle da produção de sebácea; e minimização dos poros. 

Fontes:  

Dermatologista Laís Leonor, da clínica André Braz - CRM: 1003046;

Dermatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME), Joana D'Arc Diniz- CRM: 52677868