Moda e Beleza

Saúde capilar: veja os cuidados necessários para cabelos com procedimentos químicos

Dicas ajudam a hidratação e o brilho dos fios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Cabelos saudáveis e bonitos são sinônimos de autoestima e bem-estar. No caso das mulheres brasileiras, muitas possuem algum procedimento químico nos fios, seja alisamento, descoloração ou tintura. 

Porém, após esses processos, os cabelos costumam ficar mais fragilizados. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados diários para manter a força, a hidratação e o brilho dos fios e do couro cabeludo. Para ajudar nessa tarefa, a marca Condor separou algumas dicas. Confira abaixo:

Dicas básicas
O primeiro passo é lavar os cabelos em água morna ou fria e utilizar produtos para o tipo de procedimento realizado. Há linhas específicas para vários tipos de processos químicos. Fique atenta e leia a indicação no rótulo das embalagens para escolher o mais adequado. Siga as orientações do fabricante e não deixe resíduos de shampoo ou condicionador nos cabelos se eles são produtos com enxágue, por exemplo.

Hidratação
A hidratação deve ser realizada com uma frequência maior. Os cabelos com química costumam ser porosos e precisam de água e óleo para ficar saudáveis. O ideal é utilizar máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos uma vez por semana. A aplicação deve ser feita após a lavagem dos fios.

Pintura
Se a intenção for pintar ou retocar os cabelos em casa, alguns cuidados são cruciais. Procure fazer o procedimento em um lugar ventilado e siga as orientações da embalagem para o preparo da tinta. 

Grávidas
As mulheres grávidas precisam ter atenção redobrada neste tipo de procedimento. É preciso conversar com o médico para entender quais são os produtos indicados para esta fase. Geralmente são recomendados produtos naturais e livres de amônia. A descoloração ou tintura devem ser feitas no sentido do comprimento para as pontas, evitando assim o contato direto do produto com o couro cabeludo.