Moda e Beleza

Sempre bela: confira cinco dicas para conseguir uma maquiagem mais duradoura

Usar um creme diário com fator de proteção solar é uma excelente opção para fixar a maquiagem

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Tem dificuldade em deixar a maquiagem mais tempo na pele? Antes de começar a produção, os cuidados diários com o rosto, como passar um tônico, um creme diário, fazer uma máscara hidratante, além de uma alimentação equilibrada, são essenciais para manter a saúde da pele. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou cinco dicas de como deixar a maquiagem mais duradoura. Confira:

1. Lavar o rosto com água fria e usar um lenço de limpeza desmaquilante

Antes de iniciar a maquiagem, é importante lavar bem o rosto com água fria, passando pouco ou nenhum sabonete, e em seguida deve secar bem o rosto e passar um lenço de limpeza desmaquilante em todo o rosto. A água micelar também é uma ótima opção para remover impurezas e resíduos de maquiagem da pele.

2. Passar um tônico e um creme

Passar sempre um tônico no rosto e um creme indicado para o seu tipo de pele, como creme para pele oleosa, seca ou mista, é também muito importante para a sua pele, pois vai hidratar e proteger o seu rosto.

Além disso, usar um creme diário com fator de proteção solar também é uma excelente opção, pois não só mantem a sua pele hidratada, como também protege dos raios solares.

3. Passar um primer no rosto

Antes de iniciar a maquiagem, deve sempre passar um produto específico chamado primer, um produto que deve ser aplicado como um creme e que vai ajudar a maquiagem a fixar melhor e a durar mais tempo.

O primer deve ser escolhido de acordo com o efeito que precisa, se é para os poros ou para a oleosidade por exemplo e, nos casos de pele mista, deve passar o primer especialmente nas regiões do rosto que têm maior oleosidade, como testa, nariz, queixo ou olhos, por exemplo.

4. Usar a técnica de contorno Baking

Para que a maquiagem tenha um acabamento perfeito, sem dobrinhas, poros abertos ou acúmulos de produto em linhas finas, deve usar uma técnica de contorno chamada Baking, que consiste em deixar o pó solto sobre a maquiagem. Além de ajudar a maquiagem a durar mais tempo, esta técnica pode também ser usada para ajudar a afinar e a iluminar o rosto, deixando as maçãs do rosto mais definidas e dando um aspecto natural à maquiagem.

Para fazer essa técnica, deve aplicar um corretivo, líquido ou em creme, na região abaixo dos olhos e sobre ele deve aplicar uma quantidade bem generosa de pó compacto usando um pincel ou esponjinha, deixando atuar durante cerca de 5 a 10 minutos. Após esse tempo, deve remover o excesso de pó com a ajuda de um pincel ou esponjinha com ponta arredondada e continuar o restante da maquiagem.

Esta técnica deve ser feita depois de passar o creme e o primer, podendo também ser usada em outras regiões do rosto, como testa, nariz e queixo, por exemplo, para ajudar a maquiagem a fixar melhor em áreas que geralmente são oleosas. Além disso, também pode ser usada nas pálpebras dos olhos para ajudar a sombra a fixar melhor e a durar mais.

5. Finalizar a maquiagem com um spray fixador

Ao finalizar a maquiagem, deve aplicar um spray fixador de maquiagem, um produto que serve para ajudar a maquiagem a fixar no rosto, fazendo com que esta dure mais tempo e se mantenha bonita ao longo do dia. 

Além disso, é importante não esquecer que a higiene dos utensílios de maquiagem, como pinceis e esponjas por exemplo, é muito importante, sendo recomendado que lave e desinfete regularmente estes acessórios para eliminar resíduos e bactérias.