Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Será que vira moda? Cinzas são transformadas em joias

Técnica que produz diamantes a partir de cinzas humanas está disponível no Brasil e é cada vez mais usada

• 14/10/2014 às 15:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Recentemente, Bety Almeida, esposa de Manoel Carlos, declarou que iria transformar as cinzas do filho, Pedro Almeida, em pingentes de diamante. "Muitas mães ou namoradas fazem", disse o autor em entrevista ao EGO. Transformar cinzas em diamantes pode parecer estranho, mas é um hábito cada vez mais comum.
A técnica para produzir a pedra a partir de cinzas humanas foi desenvolvida na Rússia e começou a se popularizar na Suíça, em 2004. A viúva Dona Leroy, foi pioneira no Brasil, ao mandar as cinzas do marido, o militar Jorge Gaspar da Silva, para serem transformadas em diamante. Segundo ela, a joia é uma maneira de eternizar a lembrança do ente querido. No começo, quando o corpo está enterrado, todos visitam. Depois o lugar vai ficando abandonado. Para manter a presença de meu marido perto da família, mandei cremar o corpo e fazer o diamante”, disse em entrevista a Scientific American Brasil.
O diamante
O corpo humano tem, em sua composição, uma percentagem de carbono, elemento que, em contato com a terra, passar por um processo químico e pode se transformar em diamante - mas tudo isso pode durar milhões de anos. A ideia da Algordanza, empresa que oferece esse tipo de serviço, é acelerar essas etapas através do uso da tecnologia.
No processo industrial, as cinzas humanas são submetidas a um processo para separar o carbono das outras substâncias. Depois, o carbono é purificado e submetido a altas pressões e a uma temperatura de cerca de 1700ºC. Dessa maneira, o diamante leva entre cinco e doze semanas para ficar pronto. E sim, é um diamante genuíno, que apresenta as mesmas características físicas, químicas e óticas de uma pedra escavada.
No Brasil
O Crematório Vaticano, com filiais no Paraná e em Santa Catarina, oferece o serviço em parceria com a Algordanza. Para cada diamante são necessárias 500 g de cinzas - em média, a cremação humana resulta em dois quilos do material.
O ente querido não precisa ter falecido recentemente. Como as cinzas não perdem suas características com o passar dos anos, é possível transformá-las em pedras em qualquer momento. A empresa entrega ao cliente a pedra lapidada, que poderá ser transformada em qualquer tipo de joia por um joalheiro.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza