Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > moda e beleza
Whatsapp Whatsapp
MODA E BELEZA

Sofre com dores no couro cabeludo? Entenda o que pode causá-las

Uso de acessórios e questões psicoemocionais podem causar ou intensificar a dor

Redação iBahia • 30/03/2021 às 19:45 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você já sentiu dor no couro cabeludo? Este pode ser um quadro de tricodinia, que merece atenção devido aos maiores relatos de casos nos últimos tempos. Os casos podem ser causados pelo uso frequente de bonés e capacetes, por exemplo, mas também pode envolver questões emocionais.

O médico e tricologista Dr. Ademir Leite Junior tem aprimorado estudos sobre quadros de dor no couro cabeludo através da análise de artigos sobre o tema e atendimentos no consultório. Para ele, é possível observar questões psicoemocionais que podem tanto causar o quadro, como agravá-lo.

“Em minha prática clínica, não apenas é passível de percebermos que pode haver um componente psicoemocional vinculado à tricodinia, como também a dor no couro cabeludo piora ou fica mais resistente ao tratamento quando estados ansiosos, depressivos ou outros comportamentos psiquiátricos se agravam”, pontua.

Os episódios de dor no couro cabeludo podem ter motivações que em pouco tempo são resolvidas por não serem exatamente tricodinia. O médico destaca algumas:

  • Uso de acessórios no cabelo

O uso de capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região acaba sendo suficiente para promover uma sensação leve de incômodo;

  • Cabelos finos, ralos ou calvos

Aqueles que apresentam esse tipo de situação podem desenvolver dor no couro cabeludo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras causadas pelas radiações ultravioletas. Para estes casos a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajuda muito a evitar que esta situação se instaure;

  • Oleosidade

O excesso de oleosidade pode deixar o couro cabeludo mais sensível. Isto porque facilita o aparecimento do problema conhecido como dermatite seborréica que pode levar a este quadro.

  • Química capilar

É comum percebermos que pessoas que utilizam química capilar e que facilitam o contato da mesma com o couro cabeludo fiquem com o mesmo sensível. A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras. É certo que estes problemas com qualquer grau de severidade podem ser importantes causadores de desconforto.

  • A dor no couro cabeludo e suas causas têm tratamento?

O que explica o tricologista é que “o tratamento é longo e exige muito cuidado e atenção por parte do profissional. Em muitos casos, a colaboração interdisciplinar entre o médico responsável pelos cuidados com a pele e o couro cabeludo, o psiquiatra e o psicólogo faz-se necessária”, diz.

De acordo com ele, a tricodinia é uma manifestação frequente nos pacientes com queda capilar, por exemplo. Isso demonstra a importância de ter o apoio profissional em conjunto para que o caso seja revertido.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MODA E BELEZA :

Ver mais em Moda e Beleza