Moda e Beleza

Solução caseira: confira cinco receitas para hidratar o cabelo sozinha (o)

Para quem tem cabelo seco, o shampoo natural de sândalo e palmarosa, proporciona mais brilho e vida para os fios de cabelo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está sentindo seu cabelo fraco e sem vida? Ele pode estar precisando ser hidratado. A hidratação para as madeixas é uma das rotinas de cuidados mais importantes para garantirmos fios bonitos e saudáveis. Porém, devido a falta de tempo ou disposição, ele acaba sendo deixado para segundo plano. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou cinco receitas para hidratar o cabelo em casa. Confira:

1. Máscara caseira de abacate

Esta máscara pode ser usada 1 vez por semana em caso de cabelo normal ou seco, e a cada 15 dias em caso de cabelo oleoso.

Ingredientes
2 colheres de sopa de um creme de massagem de boa qualidade
1/2 abacate maduro
1 colher de óleo de côco

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e aplicar diretamente nos fios, depois de lavados normalmente com shampoo. Enrolar a cabeça com uma touca e deixar a mistura atuando durante 15 a 20 minutos e enxaguar normalmente a seguir. 

2. Bálsamo de mel e óleo de amêndoas

Uma excelente solução caseira para cabelo seco é o bálsamo de mel, gemas de ovos e óleo de amêndoas, pois permitem hidratar profundamente o cabelo, além de o tornar mais forte devido à ação das proteínas e vitaminas da gema de ovo.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de mel;
1 colher (sopa) de óleo de amêndoas doces;
1 gema de ovo;
3 gotas de óleo essencial de alecrim;
3 gotas de óleo essencial de alfazema.

Modo de preparo

Coloque o mel, o óleo de amêndoas e a gema de ovo em um recipiente e bata com uma colher por alguns minutos. Depois, adicione os os óleos essenciais de alecrim e alfazema.

O próximo passo é umedecer o cabelo e aplicar a solução caseira com os dedos, fazendo uma leve massagem e o espalhando da raiz do cabelo até as pontas. O cabelo deve ser envolvido com uma touca plástica e deve permanecer com a solução por aproximadamente 30 minutos.

O último passo é enxaguar bem o cabelo com água fria e aplicar um shampoo para cabelos secos, de forma a retirar o excesso de bálsamo.

3. Shampoo de sândalo e palmarosa

Uma ótima solução natural para quem tem cabelo seco é o shampoo natural de sândalo e palmarosa, pois age como hidratante proporcionando mais brilho e vida para os fios de cabelo.

Ingredientes
20 gotas de óleo essencial de sândalo;
10 gotas de óleo essencial de palmarosa;
1 colher (sopa) de glicerina vegetal;
60 ml de shampoo neutro;
60 ml de água destilada.

Modo de preparo

Junte os óleos essenciais de sândalo e palmarosa com a glicerina vegetal em um frasco e agite bem. Depois adicione o shampoo e a água e agite novamente. Este shampoo deve ser aplicado no cabelo com uma massagem suave durante 3 a 5 minutos, sendo depois enxaguado com água morna.

4. Solução de ervas com camomila e alteia

Esta solução de ervas deve ser aplicada no cabelo antes de lavar e garante cabelos sedosos e brilhantes. Ela é muito fácil de preparar e tem como ingredientes camomila e raiz de alteia, que podem ser facilmente encontradas.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de camomila seca;
2 colheres (sopa) de pétalas de rosas secas;
2 colheres de sopa de raiz de alteia seca;
500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Depois, deixe descansar tampado e coe a seguir.

Aplique aproximadamente 125 ml deste chá antes de lavar o cabelo, deixando atuar por 10 minutos. O restante da solução de ervas pode ser armazenado na geladeira por até no máximo 2 semanas.

5. Shampoo de pétalas de rosa branca

As ervas usadas na preparação deste shampoo natural possuem propriedades que ajudam a suavizar e amaciar os cabelos secos, mantendo-os brilhosos, hidratados e saudáveis.

Ingredientes
1 colher (chá) de flor de sabugueiro seca;
1 colher (chá) de alteia seca;
1 colher (chá) de pétalas de rosa branca secas;
2 colheres (sopa) de shampoo a gosto;
125 ml de água.

Modo de preparo

Ferva todas as plantas medicinais em um recipiente fechado e após retirá-lo do fogo deixe em infusão por aproximadamente 30 minutos.

Após ser coado, adicione o shampoo na base de ervas e mexa bem. Aplique-o sobre os cabelos molhados, massageando bem os fios, deixe o shampoo agir por dez minutos e enxágue. O shampoo natural deve ser utilizado no prazo de uma semana ou pode ser guardado na geladeira por, no máximo, um mês.