Moda e Beleza

Tratamento caseiro: confira cinco receitas naturais para rejuvenescer a pele do rosto

Máscara de argila verde ajuda a remover as impurezas da pele e o excesso de oleosidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Não sabe como deixar a pele do rosto mais bonita e saudável? Você pode investir em tratamentos caseiros. As receitas contribuem na limpeza das impurezas e na hidratação da pele, além de serem o custo mais acessível. Confira alguns:

1. Mamão e mel

Esta mistura é ideal para hidratar a pele, devido às propriedades do mel e do mamão, mas também fornece vitamina A e carotenoides, provenientes da cenoura, que protegem a pele e ajudam a manter a elasticidade.

Ingredientes
3 colheres de mamão
1 colher de mel
1 cenoura ralada

Modo de preparo

Ralar a cenoura e misturar com os outros ingredientes até formar uma pasta. Aplique esta máscara em todo o rosto e deixe atuar por cerca de 20 minutos. Depois retirar com água morna e um pouco de sabão com pH neutro. Para um melhor resultado, pode-se fazer uma esfoliação caseira no rosto utilizando como esfoliante 1 colher de açúcar, como indicado nesta receita.

2. Iogurte, mel e argila

Esta máscara natural é boa para rejuvenescer a pele porque é feita com ingredientes caseiras sendo uma ótima maneira mantê-la sempre limpa e hidratada, com uma aparência saudável e bonita.

Ingredientes
2 morangos
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (chá) de mel
2 colheres (chá) de argila cosmética

Modo de preparo

As frutas devem ser misturadas com o iogurte e com o mel até que fiquem uniformes e posteriormente a argila deve ser adicionada para formar uma máscara maleável. Após lavar o rosto com água morna a máscara pode ser aplicada.

3. Argila verde

A máscara de argila verde para o rosto ajuda a remover as impurezas da pele e o excesso de oleosidade, além de proporcionar mais vitalidade e tonificação, retardando o envelhecimento, pois as propriedades da argila verde estimulam a renovação celular, eliminam toxinas e células mortas, deixando a pele mais sedosa.

Ingredientes
1 colher de sopa de argila verde
Água mineral

Modo de preparo

Misturar os ingredientes com uma colher de pau ou de plástico até obter uma mistura homogênea, aplicar a máscara no rosto e deixar agir por 30 minutos. Depois deste tempo, enxaguar o rosto com água morna e aplicar um creme hidratante de preferência em gel, para quem tem pele oleosa, e que contenha proteção solar.

É indicado o uso desta máscara de argila verde 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias de acordo com a necessidade. A argila pode ser encontrada em lojas de produtos naturais como o Mundo Verde, por exemplo. 

4. Abacate e mel

Uma excelente máscara caseira para o rosto pode ser feita usando abacate e mel, porque tem ação umectante, que ajuda a conferir à pele uma hidratação extra. Esta máscara é fácil de preparar, de baixo custo, e tem excelentes benefícios para pele, sendo uma ótima opção para usar no inverno, ou depois de uma temporada de praia, quando a pele tende a estar mais ressecada. 

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de abacate
1 colher (de chá) de mel

Modo de preparo

Amassar o abacate com um garfo e adicionar o mel, misturando até obter um creme homogêneo.

Fazer uma esfoliação no rosto, com açúcar e mel, por exemplo, e depois lavá-lo, secá-lo muito bem e aplicar a máscara de abacate a seguir, deixando-a atuar por 20 minutos. Na aplicação da máscara ter o cuidado de não aplicar muito perto dos olhos. No fim, lavar o rosto com água fresca e secar com uma toalha felpuda.

5. Aveia, iogurte e mel

Uma ótima máscara natural para pele irritada é o que utiliza aveia, mel, iogurte e óleo essencial de camomila em sua composição, porque estes ingredientes possuem propriedades que acalmam a pele combatendo a vermelhidão e a irritação.

Ingredientes
2 colheres  (chá) de aveia
2 colheres (chá) de iogurte natural
1/2 colher (sopa) de mel
1 gota de óleo essencial de camomila

Modo de preparo

Misturar bem todos os ingredientes até virar uma mistura homogênea. Deixe a máscara no rosto por 15 minutos e retirar utilizando discos de algodão com água morna.

O óleo essencial de camomila é um ótimo anti-inflamatório e tem ação calmante para pele sensível, e o mel, a aveia e o iogurte atenuam a irritação da pele. Por isso, aplicar esta máscara no rosto ou no corpo após a depilação pode ser muito útil.