Moda e Beleza

Dicas para não errar na maquiagem durante as estações primavera e verão

Especialistas revelam vários truques sobre maquiagem

Luana Neiva* (luana.neiva@redebahia.com.br )
- Atualizada em

Quer arrasar na maquiagem nas estações primavera e verão? As maquiadoras Ludmilla Ferreira e Mirela Abreu falaram sobre as tendências de cores nesta temporada. Para as especialistas, as cores laranja, rosa, lilás, amarelo e verde estarão em alta. 

Com a chegada do calor, surgem várias dúvidas de qual é o produto ideal para segurar a maquiagem. De acordo com Ludmilla, não tem nenhum item específico para fixar a make, tanto durante o dia quanto pela noite, é preciso seguir todo um passo a passo para ter uma maquiagem duradoura. 

“Para ter uma maquiagem segura por horas, a pele deve está limpa antes de receber qualquer produto. Devesse usar a água micelar para ajudar a tirar as impurezas, depois usar um tônico na ‘região T’ do rosto, hidratante facial (de preferência com fator solar), primer, base de sua preferência e selar muito bem a pele com um pó solto ou compacto. Uma última dica que pode ou não ser usada, mas também ajuda muito, é o uso de Bruma (fixador), no fim de toda a maquiagem”, aconselhou Ludmilla Ferreira.

Foto:Divulgação

Já em relação aos tons de pele, que sempre geram dúvidas para escolher base, corretivo e pó, a maquiadora garante que é possível comprar esses produtos sem erros. "Para identificar sua base correta, o correto é testa-la no maxilar, entre 2 a 4 tons diferentes, o que 'sumir' e se aproximar do colo é o tom certo", indicou Ludmilla.

“Faça o mesmo com o corretivo, porém para o produto se adequar a sua pele pegue 1 tom mais claro que esse. Assim quando usar sua base o corretivo fará a função dele, que é corrigir as imperfeições e deixar a pele uniforme. Além disso, o pó mais recomendado para a maquiagem é o translúcido, pois ele terá somente a função de selar a pele e não vai alterar a cor da base e do corretivo”. 

Para ajudar a colocar em prática, Ludmilla Ferreira ensinou um passo a passo bem completinho. Confira:

Passo 1
Limpe a pele com água micelar com ajuda de um algodão, passe hidratante, protetor solar e primer. Respeitando o tempo de secagem de cada produto. 

Passo 2
Espalhe a base por todo o rosto com ajuda de um pincel e depois use o corretivo a baixo dos olhos.

Passo 3
Use um pincel fofo e pequeno para fazer o contorno em pó, pode ser com uma paleta própria de contorno ou uma paleta de sombra com tons marrons claro, ilumine a ponta do nariz e as maçãs do rosto.

Passo 4
Com um tom de sombra de sua preferência, espalhe por todo o olho, um lápis nude na linha da água e penteie as sobrancelhas.

Passo 5
Agora só finalizar com um batom da cor da estação, aplique a máscara de cílios e um Bruma para fixar toda a maquiagem.

Foto:Divulgação

Já Mirela Abreu trouxe uma opção para incluir as cores da Primavera e Verão no seu cotidiano e arrasar em qualquer ambiente - faculdade, trabalho ou lazer. Veja!

1. Limpei a pele
2. Preparei a pele com um primer
3. Usei uma base Cremosa para dar mais textura na pele
4. Fiz um leve sombreado no rosto com um blush marrom opaco, associado a um blush pêssego iluminado para dar um ar de saúde nas maçãs do rosto
5. Usei sombra marrom como base dos olhos e marcação da pálpebra
6. Fiz um delineado gatinho pink, para trazer o ar primaveril
7. Usei iluminador nos cantos dos olhos, para deixar o olhar mais expressivo
8. Utilizei cílios postiços para finalizar os olhos
9. Conformei a boca com lápis nude rosado
10. Finalizei com um batom nude rosado, dando mais personalidade aos lábios

*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira