Moda e Beleza

Verão: confira cuidados necessários com pele durante alta estação

Pele demanda cuidados especiais devido ao clima quentíssimo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a chegada do verão, a estação mais quente do ano, a preocupação em manter a forma física e em conseguir um bom bronzeado é real, só não vale esquecer de também se atentar aos cuidados com a pele. Afinal, diferentes condições climáticas demandam diferentes formas de lidar com a derme.

Segundo a dermatologista Fernanda Ventin, sócia da inDerm – Instituto de Dermatologia, é necessário entender que com as temperaturas altíssimas durante o verão, a pele sofre ainda mais com a transpiração, ficando mais oleosa e mais propensa ao surgimento de espinhas. "Além disso, há maior incidência de miliária, popularmente conhecida como brotoeja, que é uma alteração cutânea desencadeada pela obstrução das glândulas de suor devido ao calor excessivo. É comum em recém-nascidos, mas ocorre também em adultos", contou.

De acordo com a dermatologista Camila Sampaio Ribeiro, também sócia da Clínica inDerm, o protetor solar é indispensável durante esta época do ano, para todas as pessoas e todos os tipos de pele, mas, principalmente, para as crianças, pessoas de pele mais clara, com história pessoal ou familiar de câncer de pele e para aqueles que sofrem com manchas na pele, como o melasma. "Na verdade, em um país tropical como o Brasil é recomendado o uso de protetor solar diariamente, mas no verão esse cuidado deve ser redobrado. Lembrando que o protetor deve ser aplicado pelo menos 15 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2-3 horas ou após muito tempo em imersão na água. É interessante optar por  filtros solares com fatores de proteção elevados e resistentes à água e suor", apontou a médica.

Muito além do uso do filtro solar adequado durante a estação, é imprescindível adotar outros tipos de cuidados com a pele, para que a época mais quente seja aproveitada com saúde, proteção e responsabilidade. Confira as dicas das dermatologistas:

1. Beba bastante líquidos 

Para evitar que o corpo e a pele desidratem, é importante beber pelo menos 2 a 3 litros de água por dia. Além disso, é válido tomar outros líquidos como suco de fruta natural ou chás gelados, pois além de hidratar, refrescam o corpo. 

2. Evite exposição solar nos horários de pico 

O período das 9 horas até às 15 horas é considerado o horário de pico da radiação ultravioleta. Nesse intervalo, o ideal é manter-se na sombra para evitar exposição direta ao sol. Porém, mesmo na sombra, é importante manter o uso de protetor solar, roupas e chapéus.

3. Use roupas e acessórios que protejam a pele

Além do protetor solar, roupas e acessórios são fundamentais para a proteção da pele nesta época. Invista em chapéus, bonés ou roupas para bloquear a radiação UV. Assim como o uso de óculos, pois previne também dano aos olhos que pode ser causado pela exposição solar.

4. Mantenha a pele hidratada

Fazer a limpeza da pele pelo menos duas vezes ao dia é essencial para a remoção de impurezas. E durante o verão, essa etapa do skincare é mais que fundamental. Além disso, a absorção de medicamentos e cosméticos é mais eficaz sobre uma pele limpa.   

5. Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes