Moda e Beleza

Viih Tube ficou uma semana sem lavar os cabelos: isso pode fazer mal para a saúde capilar?

Beleza e a saúde dos fios e do couro cabelo está ligada a uma rotina de limpeza, hidratação e uso de produtos adequados para cada pessoa

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A rotina de banhos e da limpeza pessoal de Viih Tube, uma das participantes do BBB21, tem sido um dos assuntos principais das redes sociais essa semana. Uma das coisas mais comentadas foi o fato da youtuber passar uma semana sem lavar os cabelos. Mas, afinal, essa prática pode fazer mal para a saúde capital?

Foto: Reprodução
Em entrevista ao portal iBahia, a médica dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Isis Vasconcelos, explicou que a beleza e a saúde dos fios e do couro cabelo está ligada a uma rotina de limpeza, hidratação e uso de produtos adequados para cada pessoa.

"Não lavar os cabelos causa aumento da oleosidade que acaba inflamando o couro cabeludo e estimulando a queda de cabelo. A utilização de shampoo a seco pode ajudar a equilibrar a oleosidade dos fios em um momento de apuros, quando surge aquele compromisso que o cabelo não está limpo e não vai dar tempo de lavar e secar. O shampoo a seco não substitui a lavagem, porém pode nos ajudar em algumas situações", pontuou a médica.

Tire algumas dúvidas sobre lavagem de cabelo:

  • Quanto tempo a pessoa pode ficar sem lavar o cabelo?

De acordo com a dermatologista, faz parte do embelezamento dos cabelos cuidar da higiene do couro cabeludo e dos fios na frequência adequada para mantê-los limpos e saudáveis

"A frequência de lavagem do couro cabeludo varia de acordo com a oleosidade e tipo do fio, se é mais ressecado, mais hidratado, se possui química ou não. Em geral, recomendamos lavar o cabelo em dias alternados para manter o couro cabeludo limpo. Se a pessoa pratica atividade física diariamente, recomenda-se lavar o cabelo todos os dias, após o exercício. Utilizar um leave-in para proteger os fios do suor ajudam que eles se mantenham hidratados e com brilho".

  • O que acontece quando a pessoa não lava o cabelo?

Segundo Isis, passar vários dias sem lavar o cabelo com certeza impactará na saúde do couro cabeludo e dos fios pois aumenta a oleosidade, acumula sujeira no couro cabeludo, pode deixar o couro cabeludo sensível, possibilita surgimento de descamação, coceira e até aumentar a queda de cabelo.

  • Lavar ou não lavar o cabelo todos os dias influencia na queda do cabelo?

A médica respondeu que sim! Ela disse que quanto mais oleoso ficar o couro cabeludo, mais vai cair o cabelo! Existe uma quantidade de fios que cai todos os dias e esta quantidade é variável por cada pessoa.

"Se passar dias sem lavar, mantiver o cabelo amarrado e sem lavar, os fios ficam grudados pela oleosidade e acaba gerando uma sensação ilusória de redução da queda.  Quando a pessoa lava o cabelo, todos esses fios acumulados que não caíram por dias caem juntos na próxima lavagem, o que dá a sensação de aumento absurdo da queda e é percebido apenas no banho, fazendo a pessoa ter medo de lavar e perpetuando o ciclo", explicou a dermatologista.

Além disso, outros fatores influenciam na manutenção de uma queda capilar normal, como: manter o couro cabeludo limpo e hidratado, os fios protegidos de químicas e agressões térmicas e verificar com seu dermatologista se existe alguma causa que provoque queda.

"Alguns fatores aumentam a queda de cabelo e não possuem interferência com a limpeza, como troca de anticoncepcional, stress recente, cirurgia nos últimos quatro meses, alimentação inadequada, entre outros que merecem ser avaliados por seu dermatologista".

  • A quantidade de dias sem lavar o cabelo pode depender do tipo de cabelo? (se ele é mais fino, mais grosso, oleoso ou seco)


A médica respondeu que sim e isso depende do fio e se a raiz é oleosa, seca ou sensível
"Em geral orientamos lavar os cabelos em dias alternados, porém adequar a frequência da limpeza, o tipo dos produtos utilizados ao tipo de couro cabeludo e do fio é um caminho que a pessoa irá traçar orientada por seu dermatologista. Quando os produtos estão adequados a realidade de cada pessoa, com certeza a melhora da qualidade, beleza e saúde dos cabelos irão aparecer! Hoje, por exemplo, contamos com shampoos que limpam agredindo menos os fios e a raiz como os low poo e no poo. Quem possui couro cabeludo sensível pode se beneficiar desse tipo de shampoo caso precise lavar todos os dias".  

  • Quais são os cuidados que a pessoa deve ter ao lavar o cabelo?

De acordo com a médica, a pessoa  deve utilizar o shampoo na raiz e o condicionador nas pontas. Se o fio for muito seco, ou possuir algum tratamento químico, podemos selar a cutícula e hidratar antes da lavagem com óleos ou cremes.

"Lembre-se que o shampoo é para ser aplicado na raiz dos fios, para limpeza do couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos e nunca com as unhas para evitar traumas. Certifique-se que o shampoo foi retirado totalmente no enxágue. O condicionar ou creme de hidratação deve ser aplicado nos fios, cerca de 4 dedos afastado do couro cabeludo para não acumular resíduos sensibilizando o couro cabeludo e nem aumentar a oleosidade da raiz"

Ela lembrou também que, se precisar secar, é recomendado usar um leave-in protetor térmico antes de utilizar secador e/ou chapinha para proteger os fios também da agressão física.   

"Lembrem-se de nunca dormir com os cabelos molhados e para os profissionais de saúde, não utilizar toucas enquanto os fios ainda não estiverem completamente secos", finalizou.

Isis Vasconcelos - Médica Dermatologista - CRM- BA: 26432 - RQE: 15935