Moda e Beleza

Você sabe a diferença entre luzes e mechas? Especialista fala tudo sobre o assunto

Você sabe a diferença entre luzes e mechas? Os cuidados que é preciso ter após a aplicação? E qual tom combina mais com você?

*Publieditorial

Se juntar um grupo de 10 mulheres, é bem provável que pelo menos uma delas tenha algum tipo de mechas no cabelo. Isso pode incluir as mechas tradicionais, que saem da raiz até as pontas do cabelo, o famoso – e queridinho – ombré hair, as californianas, ou até diferentes métodos, como luzes e balaiagem. E com a chegada do verão, a ideia de dar uma clareada no cabelo para combinar com a estação mais ensolarada do ano cresce entre as mulheres.

Simone Sampaio, cabeleireira do Salão Brigitte aplicando mechas em uma cliente / Foto: Eli Cruz / iBahia

Se você  está pensando em passar por esse processo, saiba que tem algumas informações importantes que precisam ser conhecidas antes de topar clarear o cabelo. Por exemplo, você sabe a diferença entre luzes e mechas? Sabe os cuidados que é preciso ter após a aplicação? E qual tom combina mais com você? A cabeleireira Simone Sampaio, do Salão Brigitte, de Salvador, contou tudo! Confira: Expectativa x Realidade

Simone faz a função de "conselheira" das clientes quando preciso / Foto: Eli Cruz / iBahia

Quem nunca foi a um salão de beleza cheio de referências encontradas na internet e desejando o cabelo de alguma famosa? No entanto, em alguns casos, a realidade é um pouco diferente da expectativa. “Cabelo vai muito da personalidade da pessoa, do estilo da pessoa. Tem tons que combinam mais com determinados tons de peles. Tem muito cliente que chega com inspiração na internet, ‘quero ficar com o cabelo de Gisele Bündchen’, mas nem sempre dá, por conta do cabelo, do tom e do estilo”, conta Simone. E, para a cabeleireira, o papel do profissional é também alertar a cliente que determinado tom, por exemplo, combina mais com o estilo dela. Histórias de clientes que queriam uma coisa, mas que ouviram o conselho de Simone não faltam. Há também as mais teimosas, é verdade. “Tem várias que clientes que chegam já com a ideia pronta, querendo determinada coisa. Por exemplo, ‘quero ficar loira platinada’. E às vezes você olha para pessoa e ver que não combina, não tem o mesmo estilo. Nesse caso, eu dou minha opinião. Aviso que ela vai se chocar um pouco, que é melhor começar aos poucos, com o ombré hair ou um dourado leve em cima”, exemplificou. Tendências e diferentes estilos“Tenho mechas” é uma maneira generalizada de avisar que seu cabelo foi clareado. Mas, o universo das mechas é muito maior do que muita mulher imagina. Elas podem ser aplicadas como luzes. Nesse caso, elas são mais finais e mais bem distribuídas, o que dão uma ideia de mais natural.

Cliente com ombré hair / Foto: Eli Cruz / iBahia

Outro método utilizado em salões de beleza, e também pela Simone, é a balaiagem. “Quando você tira algumas mechas, deixa outras um pouco mais tempo, e, nesse caso, alcança tons diferentes, você está fazendo a balaiagem. Ela pode ser feita através da tinta ou do pó, por exemplo”, explicou a profissional. E no que diz respeito às tendências, o ombré hair continua sendo o queridinho das mulheres. Simone contou que ele é bem versátil, indo bem com cabelos mais escuros e também com as loiras.  “Nesse caso, a raiz é mais apagada e as pontas mais iluminadas. Dá um lance de mulher sofisticada. E aquelas que tem um cabelo mais claro, como um loiro acinzentado, que se colocar mechas já atinge o ponto do platinado rápido”, defendeu. Com que cor eu vou?Se você pensa que sua única opção em relação aos tons das mechas está nos diversos tipos de loiros, está muito enganada. Simone conta que as brasileiras estão ousando mais nesse sentido. “Hoje em dia as pessoas buscam mechas de todos os tons, até marrom e vermelho, por exemplo”, ressaltou. Mas se mesmo assim você ainda quer dar uma iluminada no cabelo com tons de loiros, as opções mais pedidas são o loiro puxado para o dourado e o platinado. A opção por determinado tom deve ser avisada e conversada previamente com o profissional, para que ele consiga chegar na cor que o cliente deseja. O produto utilizado é o mesmo, o que muda é o tempo de aplicação. “Se você quer uma tonalidade mais dourada, o tempo que o produto vai ficar no cabelo é menor. Já se quiser platinado, vai demorar mais para chegar no tom”, explicou Simone. Cuidar é essencial

Após fazer as mechas, é aconselhável cauterizar e hidratar o cabelo / Foto: Eli Cruz / iBahia

Pronto! Depois de saber o que significam as mechas, os tipos de processos e os tons possíveis, hora de ir ao salão e mudar o visual. Mas e depois? Os cuidados com o cabelo precisam fazer parte da rotina de quem fez mechas. “É importante lembrar que a mecha deixa o cabelo bonito, mas estraga. E nem todo mundo faz a manutenção adequada, então é importante fazer uma hidratação, cauterização, reposição de água. É por essa falta de cuidado que se danifica muito o cabelo”, avisou. SALÃO BRIGITTE:
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 1298 - Itaigara, Salvador - BA

Horário de atendimento: 08h às 20h

Telefone: (71) 3359-0166

Serviços: coloração, mechas, realinhamento térmico, selagem, escova progressiva sem formol, exoplastia, corte, hidratação, matização, cauterização, plástica de fios, depilação, depilação egípcia, podologia, manicure, pedicure e banho de lua.