Moda e Beleza

Xô ressacamento: seis dicas para melhorar o aspecto e a saúde do cabelo

Sofre com excesso de volume, frizz, fios quebradiços ou pontas duplas?

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

 Excesso de volume? Muito frizz? Fios quebradiços? Pontas duplas? Para quem sofre com algum desses sintomas do ressecamento capilar, a solução é simples: invista em uma rotina de cuidados adequada. Confira algumas orientações que podem melhorar a saúde do seu cabelo.

Foto: reprodução
1- Lavagem: jamais lave o cabelo com água quente, pois isso pode abrir a cutícula do cabelo e deixar ele mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.

Na hora de escolher o shampoo, prefira os que tenham o pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5), ou então um shampoo neutro.

2- Hidratação: faça uma hidratação semanal em casa e também tente fazer o procedimento e uma cauterização com um profissional. Esse ato vai ajudar na reconstrução das proteínas dos fios. Não esqueça de aplicar os produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.

3- Finalizadores: o ideal é preferir produtos em sérum, porque eles hidratam, diminuem os poros e ainda aumentam o brilho dos fios, sem deixar com um aspecto pesado.

4- Cuidado com o sol:
a exposição excessiva ao sol é um perigo para saúde dos fios. Antes da praia ou dia de piscina, sempre use um leave-in que contenha o protetor contra a luz do sol.

5- Hidratação do organismo: beber pouca água pode prejudicar até a saúde do cabelo. A falta de água deixa os fios desidratados, fracos, finos e quebradiços.

6- Hidronutrição:
unir hidratação e nutrição em um mesmo tratamento é uma ótima opção de combater o ressecamento. Esse procedimento consiste em escolher uma máscara concentrada de hidratação e adicionar óleo de coco ou rícino.

Após preparar a mistura, lave os cabelos com shampoo (e retire o produto) e passe a mistura nos fios, do comprimento às pontas - com foco nas áreas mais ressecadas. Coloque uma toca e deixe a mistura agir por uns 20 minutos no cabelo. Quando terminar o tempo de descanso, lave com condicionador.



Além dessas dicas, é importante evitar misturar químicas e diminuir a frequência do uso de secadores e chapinhas.