O primeiro museu permanente com esculturas subaquáticas dos Estados Unidos, o Underwater Art Museum, foi aberto ao público no último dia 11, em Walton County, na Flórida. As obras estão localizadas a cerca de 1,5km da costa e a 20 metros de profundidade. Para visitá-las, é preciso ter certificação como mergulhador.
Segundo os organizadores, as sete esculturas foram selecionadas por um júri internacional. Os artistas precisaram projetar cada obra usando materiais que não apenas resistem ao ambiente subaquático, mas ajudassem a promover o desenvolvimento de um recife saudável.
O museu, que é gratuito e pode ser acessasado de barco por empresas cadastradas, será expandido a cada ano, com a inclusão de novas obras.
Conheça outros museus subaquáticos pelo mundo:
Espanha. O Museu Atlântico, em Lanzarote, ilha espanhola das Canárias, foi aberto à visitação no ano passado. É o primeiro do gênero na Europa. São 300 esculturas de homens e mulheres, criadas por Jason deCaires Taylor e instaladas em profundidades de 12m a 15m, na Baía de Las Coloradas.
Cancún. O Museu Subaquático de Arte (Musa) do México tem mais de 500 esculturas submersas. É possível conhecê-las em barcos com piso transparente por empresas que oferecem o serviço.
Granada, Caribe. O Parque Subaquático de Esculturas de Granada tem obras de Jason deCaires Taylor e Troy Lewis e foi inaugurado em 2010. O local recebe uma nova escultura a cada ano.
Albânia. Na Albânia, é possível conhecer 38 navios naufragados, alguns com mais de dois mil anos. Há também destroços de embarcações das Duas Guerras Mundiais.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade