Mundo

#BlackOutTuesday: entenda o que é e qual o propósito da hashtag

Diversos artistas e empresas aderiram à campanha criada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Se você está na redes sociais, é provável que tenha visto a #BlackOutTuesday por aí. O termo é um dos assuntos mais comentados no Twitter, por exemplo, e está movimentando empresas e artistas por todo o mundo. Mas você sabe o que significa?

"Black Out Tuesday" significa "terça-feira do blecaute", e surgiu a partir da campanha #TheShowMustBePaused (O show deve parar), criado pelas executivas da gravadora Atlantic Records, Jamila Thomas e Brianna Agyemang. A campanha foi criada como um protesto ao racismo estrutural da sociedade e do mundo, segundo o manifesto das executivas.

É também uma resposta à morte do americano George Floyd, estrangulado por policiais. Com isso, surgiu a "terça do blecaute", um dia para encorajar empresas a se posicionar diante do caso.

Foto: Reprodução

Canais de televisão como a MTV, VH1 e Comedy Central anunciaram que ficarão em silêncio por oito minutos, tempo que o policial Derek Chauvin ficou com o joelho sobre o pescoço da vítima. Universal, Sony e Warner Music foram gravadoras que aderiram ao movimento, além de plataformas de música, como o Spotify, iTunes e Apple Music.

Entre os artistas, Rihanna, Katy Perry, Usher, além de artistas locais como Marcelo D2 e Emicida, aderiram ao movimento com ações e posicionamentos.