Mundo

Cadela-guia salva a vida de dona diabética ao perceber mal estar

Mulher tinha um grave quadro de hipoglicemia, quando a quantidade de açúcar no sangue é baixa demais e pode levar ao coma

Agência O Globo
Uma cadela-guia salvou a vida da dona, que é cega e diabética, ao perceber que a mulher passava mal em casa e pedir ajuda, na madrugada de quarta-feira, no Porto, em Portugal. A mulher tinha um grave quadro de hipoglicemia, quando a quantidade de açúcar no sangue é baixa demais e pode levar ao coma.
Segundo uma postagem feita pela Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV), responsável pelo treinamento da cadela-guia, ela percebeu que a dona não estava bem e foi atrás de ajuda fora da casa, o que permitiu que a mulher fosse socorrida para o hospital São João, no Porto, antes de entrar em coma hipoglicémico. Nem a mulher e nem a cadela-guia tiveram seus nomes divulgados.
"Falamos muitas vezes na nossa missão de formar cães-guia que permitam melhorar a vida das pessoas. Mas quando recebemos notícias como a de hoje, os nossos corações transbordam de emoção. Esta noite, uma das nossas cadelas foi além da sua missão de cão-guia, foi uma salvadora. Sentindo que a sua utilizadora (diabética) não estava bem, foi em busca de ajuda exterior, permitindo que fosse assistida no coma hipoglicémico a tempo e salva. Desejamos as melhoras e um rápido restabelecimento e um biscoito à H. pelo seu desempenho fora de série", dizia a postagem da ABAADV.
A postagem da associação teve mais de mil curtidas e comentários elogiando a ação da cadela-guia. Um homem disse que participou da equipe de salvamento e se impressionou com o carinho que a cadela-guia tinha com a dona:

"Nesta noite eu fazia parte desta equipa e tive o prazer de estar com esta cadela é vê-la a sofrer e com as lágrimas a cair por ver a dona a li a sofrer, vi nesta cadela o que muitas vezes não se vê num humano", escreveu.

Veja publicação: