Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Cão com doença de cabras 'desmaia' ao ver patos; veja vídeo

Condição emite sinais do cérebro aos músculos de todo o corpo, causando uma paralisia temporária

Redação iBahia • 12/06/2019 às 10:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A doença se chama síndrome da cabra assustada, oficialmente conhecida como miotonia congênita, mas também (raramente) pode afetar cães.

Exemplo disso é Peter, um cocker spaniel de Sheffield (Inglaterra) que costuma "desmaiar" sempre que fica excitado ou amedrontado com alguma coisa. Com patos, durante o passeio matinal, é frequente.

Foto: Reprodução


A condição emite sinais do cérebro aos músculos de todo o corpo, causando uma paralisia temporária. Essas reações ocorrem devido a um estresse emocional muito elevado, fazendo com que as cabras (e outros animais) paralisem de uma hora para outra e caiam com as pata rígidas viradas para cima.

Apesar de serem chamados de "desmaios", na realidade as cabras não perdem a consciência. A condição é resultado de uma extrema rigidez dos músculos após algum susto. Essa característica é genética e não acontece com todas as cabras. A paralisia normalmente dura apenas alguns segundos, e o animal rapidamente recupera os movimentos. O primeiro caso foi relatado em 1880, no Tennessee (EUA).

Assista a Peter entrando em pane:

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo