Mundo

Cientistas afirmam ter encontrado primeira droga capaz de reduzir mortes por covid-19

Corticoide dexametasona tem efeito anti-inflamatório e é de baixo custo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmaram ter encontrado a primeira droga capaz de reduzir a taxa de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. As informações são do portal UOL

Segundo o UOL, os pesquisadores disseram que houve redução de um terço das mortes em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona. Com isso, o Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que vai incluir a droga, que tem efeito anti-inflamatório e é de baixo custo, no tratamento da covid-19. Até o momento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

De acordo com o UOL, os cientistas relataram que o estudo, que faz parte do Recovery (Randomised Evaluation of Covid-19 Therapy, ou avaliação randomizada da terapia contra a covid-19), mostra os resultados para 2.104 pacientes selecionados aleatoriamente, que foram medicados com a dexametasona, por via oral ou intravenosa. Eles foram analisados em comparação a 4.321 pacientes tratados de forma convencional. 

Nesse estudo, conforme o UOL, a redução de mortes foi de 35% para pacientes que precisavam de tratamento com respiradores e 20% para os que precisavam de suporte de oxigênio. Também foi registrado a eficiência da droga em casos menos severos.