Mundo

Comercial traz jovem trans se barbeando pela primeira vez ao lado do pai

Logo no início do vídeo, Brown afirma que ainda está "tentando descobrir que tipo de homem quer ser”

Agência O Globo
- Atualizada em

Em um novo comercial que já viralizou pela internet, a marca mundial Gilette coloca como protagonista um jovem trans se barbeando pela primeira vez. O vídeo, que faz parte da campanha #MyBestSelf (Meu melhor eu, em tradução livre), registra o momento do canadense Samson Bonkeabantu Brown sendo ajudado pelo pai. "Estou no ponto da minha masculinidade em que estou feliz", afirma o jovem no vídeo.

Ao lado do pai, Brown vai repetindo os movimentos antes de se barbear: "Sul, sul, norte, norte, leste, oeste. Nunca com pressa". O pai, em seguida, fala para o jovem não ter medo e o encoraja: "Barbear-se é sobre estar confiante. Você está indo bem".


Logo no início do vídeo, Brown afirma que ainda está "tentando descobrir que tipo de homem quer ser”. “Sabia que eu era diferente, mas não sabia que existia um termo para me definir. Eu passei pela minha transição apenas querendo ser feliz. E estou feliz por chegar ao ponto em que eu posso me barbear”, completa.

'Amem-se'

Após a veiculação do comercial, Brown contou em seu perfil no Facebook suas impressões sobre o projeto, enfatizando que o pai é uma das pessoas que mais o apoiou no processo de transição de gênero.

"Gravei este anúncio e queria incluir meu pai, que tem sido um dos meus maiores apoiadores durante toda a minha transição, incentivando-me a ser confiante e a viver autenticamente como o meu melhor eu".

O jovem afirmou ainda que gravar o comercial o "impressionou" e continua o emocionando quando revê o vídeo: "Tenho plena consciência do quanto sou abençoada por poder existir neste mundo, sendo apoiada por minha família de uma maneira que muitas vezes muitos dos meus irmãos, irmãs e irmãos trans que existem fora do binário nem sempre são".

Para Brown, o comercial irá "encorajar" muitos trans e difundir a consciência de que sua existência pode ser "preenchida com o amor e apoio que merecemos". "Seja bom para si mesmo. Amem-se. E saiba que quando você cumprimenta o mundo com amor, ele pode e irá amá-lo de volta, muitas vezes nos lugares que você menos espera".

O jovem recebeu muito apoio nas redes, principalmente de movimentos e ativistas LGBTIs. Em um comentário o parabenizando pelo comercial, ele respondeu: "É uma bênção ser uma veia de representatividade não apenas para a comunidade de homens trans, mas para toda a comunidade".