Mundo

Coreia do Norte indica que lançará foguete nos próximos dias

Norte-americanos, japoneses e sul-coreanos estão em alerta

Agência Brasil
- Atualizada em

O governo da Coreia do Norte se prepara para lançar um foguete de longo alcance na base de Dongchang-ri, entre os dias 10 e 22 de dezembro. Informações não confirmadas oficialmente indicam que já está pronta a primeira parte de um programa de lançamento de foguetes. Norte-americanos, japoneses e sul-coreanos estão em alerta.


No último sábado (1º), o governo norte-coreano anunciou oficialmente o lançamento do foguete, com o objetivo de colocar um satélite de observação terrestre em órbita, assegurando ser uma ação pacífica em um programa de investigação científica espacial. Mas os governos dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul argumentam que a iniciativa se refere a um teste de mísseis balístico disfarçado que fere as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).


Para peritos sul-coreanos, o processo de instalação de todas as fases do projétil na plataforma e a introdução de combustível deve demorar cerca de uma semana. O ministro da Defesa do Japão, Satoshi Morimoto, colocou as Forças Armadas do país em alerta.