Mundo

Coronavírus: Morre em Nova York o cantor Alan Merrill, do sucesso 'I love rock 'n roll'

A notícia de sua morte foi dada pela filha, Laura, no Facebook

Agência O Globo
- Atualizada em

Cantor e co-autor da primeira versão gravada da canção "I love rock n roll", em 1975, o americano Alan Merrill morreu neste domingo (29), vítima do vírus COVID-19. Merrill, de 69 anos, gravou a música com sua banda, o Arrows. Em 1982, a cantora Joan Jett e o seu grupo Blackhearts alcançaram o primeiro lugar das paradas americanas com sua versão, que permaneceu no topo por sete semanas.

Foto: Reprodução/ Facebook

Merrill morava em Nova York. Sua banda atual, o Alan Merrill Extravaganza, estava realizando concertos na cidade ainda este mês. A notícia de sua morte foi dada pela filha, Laura, no Facebook: "A gente provavelmente não vai conseguir fazer um funeral para velar seu corpo. Eu acabo de perder o grande amor da minha vida e não vou poder abraçar ninguém porque eu fui exposta e preciso de me isolar por duas semanas... sozinha", escreveu ela. "Por favor fiquem seguros...ninguém está imune e isso é muito real."

Filho de músicos de jazz, Alan Merrill começou a tocar em bandas no Greenwich Village, mas acabou se mudando para o Japão no final da adolescência. Lá, iniciou sua carreira profissional em 1968, com o grupo de estúdio The Lead, que deixou mais tarde para seguir carreira solo. Ele foi considerado a maior estrela pop estrangeira do Japão nos anos 1970, com papéis em uma novela e em comerciais.

Em 1972, ele se cansou de ser um ídolo pop adolescente e formou o grupo de glam rock Vodka Collins. Dois anos depois, brigado com seu empresário, Alan Merrill foi para Londres, onde fundou o Arrows, com o qual teve o single de sucesso "Touch too much". Em turnê pela Inglaterra com o grupo Runaways, Joan Jett viu o Arrows tocar "I love rock 'n roll", que Merrill compôs com o colega de banda Jake Hooker. A cantora gravou a música pela primeira vez em 1979 e depois em 1981, com os Blackhearts.

Na última quarta-feira, Alan Merrill fez um post final em sua página no Facebook, com o cachorro: "Hora de relaxar, ficar em casa, ler livros, assistir filmes e abraçar Lady Bea! Fique bem, meus amigos!"