Mundo

Empresário incentiva funcionários a terem 'maratonas sexuais diárias'

A fala ocorreu durante o casamento coletivo que sua empresa realiza todos os anos, em 10 de maio, na sede da empresa

Agência O Globo

O fundador e presidente do marketplace online Alibaba, Jack Ma, aconselhou seus empregados recém-casados a fazer sexo seis vezes em seis dias. A fala ocorreu durante o casamento coletivo que sua empresa realiza todos os anos, em 10 de maio, na sede da empresa em Hangzhou, no leste da China, e gerou críticas que foram notificadas pelo veículo britânico Daily Mail.

A frase polêmica foi: "No trabalho, enfatizamos o espírito de 996. Na vida, devemos seguir 669". O termo "996" faz referência à jornada de trabalho da empresa, no qual funcionários fazem turnos de 12 horas, entre 9h e 21h, durante uma semana de seis dias. Jack Ma explicou o trocadilho numérico em seguida: "O que é 669? Seis dias, seis vezes, com duração sendo a chave", disse. Isso porque, em chinês, a palavra "nove" tem a mesma pronúncia que a palavra "longo".

Foto: Reprodução/Reuters
A citação foi postada em uma página oficial do Alibaba na internet com um emoji piscando, mas não agradou em geral. "Fazer uma piada indecente em público e notoriamente promovê-lo - você está sendo responsável por menores de idade?", indagou um internauta. "Isso é engraçado? Nem um pouco", respondeu outro. E também foram feitas críticas em relação à própria jornada de trabalho: "Quem no mundo teria energia para 669 em casa depois de 996 durante o trabalho?", um usuário disse.

Jack Ma, que é atualmente o homem mais rico da China, se defendeu dizendo que ele próprio e os primeiros funcionários trabalham regularmente por longas horas. Ele já havia chamado, no mês passado, a jornada de "grande bênção": "Muitas empresas e muitas pessoas não têm a oportunidade de trabalhar 996. Se você não trabalha 996 quando é jovem, quando pode trabalhar 996? (...) Deixe-me perguntar a todos, se você não gastar mais tempo e energia do que os outros, como conseguir o sucesso que deseja?".

A Lei do Trabalho da China estipula, porém, que a média de horas de trabalho não pode exceder 40 horas por semana.