Mundo

Golpe de sorte: enguia é engolida, mas perfura estômago de garça para escapar

Cena impressionante foi flagrada por fotógrafo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Uma enguia contrariou a lógica e conseguiu escapar de dentro de uma garça. Após ser engolida, a cobra perfurou o estômago de seu predador em pleno voo para escapar. A cena foi flagrada por um engenheiro de Maryland, Estados Unidos, que é fotógrafo de animais selvagens nas horas vagas.

Ao portal Lad Bible, Sam Davis contou que algo estranho estava acontecendo com o animal. "Havia duas águias jovens que viram a situação da garça e estavam a seguindo, suponho que sentiram uma refeição". Ele pensou que a garça tinha sido mordida no pescoço, mas notou que a cobra perfurou o estômago da ave ao chegar em casa e descarregar as fotos.

O cientista Jeff Johnson explicou ao The Guardian que esse tipo de defesa das enguias é possível por conta da ponta da cauda dura que elas possuem para cavar substratos no mar. "Quando engolidas elas se opõem a isso, e apenas usam o mesmo mecanismo para estourar a parede do estômago [do predador]", disse.

Não se sabe o que aconteceu com a garça depois daquilo, mas é de se imaginar que ela não sobreviveu mais muito tempo, até porque ela era perseguida pelas águias.