Mundo

Gorilas 'posam' para selfie e viralizam nas redes

Imagem foi publicada em um grupo anti-caça furtiva e já foi compartilhada mais de 20 mil vezes.

Agência O Globo

Em uma foto que viralizou nas redes sociais, dois gorilas das montanhas "posam" para uma selfie tirada por um guarda florestal na República Democrática do Congo. A imagem foi publicada em um grupo anti-caça furtiva e já foi compartilhada mais de 20 mil vezes.

A foto foi tirada por Mathieu Shamavu, no Parque Nacional Virunga, e publicada com a legenda "outro dia no escritório". Milhares de pessoas responderam a publicação, com muitos elogiando o trabalho dos guardas florestais e prometendo colaborar com a preservação dos primatas.


Os gorilas das montanhas estavam à beira da extinção devido às ameaças de caça furtiva e destruição de habitats. Populações selvagens ainda são extremamente pressionadas, com apenas mil indivíduos deixados em estado selvagem.

Acostumados com o contato humano

De acordo com o "The Independent", os dois gorilas na foto ficaram órfãos após ação de caçadores furtivos e são criados em uma unidade especializada na sede do parque porque podem ter dificuldades em sobreviver independentemente, o que significa que estão acostumados com o contato humano.

O Parque de Virunga fica na região leste montanhosa da República Democrática do Congo e foi o primeiro nacional estabelecido no continente africano, especificamente para proteger os gorilas na área. Uma equipe de mais de 600 guardas florestais trabalha ali para manter a vida selvagem protegida de caçadores e incursões humanas.