Mundo

Milhares de 'peixes-pênis' são encontrados em praia após tempestade

O 'peixe-pênis' vive em tocas cavadas no formato de "U" em solos lamacentos e arenosos

Fernando Moreira, da Agência O Globo
Banhistas que apareceram na praia de Drakes Beach (Califórnia, EUA) na última sexta-feira (6/12) ficaram impressionados com o visual incomum: milhares de "peixes-pênis" estavam na areia do balneário, localizado a cerca de 75 quilômetros de São Francisco. Grande parte deles tinha cerca de 25 centímetros de comprimento.
Foto: Reprodução/Instagram(baynaturemagazine)
O "peixes-pênis" (nome científico, Urechis caupo), também conhecido como "verme gordo hospedeiro", pode ser arrastado para praias durante tempestades. O verme marinho invertebrado vive em tocas cavadas no formato de "U" em solos lamacentos e arenosos do fundo do mar. Como o seu nome sugere, a espécie se parece com um pênis de cor avermelhada. A cauda serve tanto para locomoção como para fixação e alimentação (bactérias, plâncton e outras partículas menores, que são capturadas por uma espécie de rede gosmenta produzida pelo "peixe-pênis").
A região de Drakes Beach foi atingida ma semana passada por seguidas tempestades, o que explica, de acordo com especialistas, a grande quantidade de "peixes-pênis" na areia, contou reportagem da revista "Bay Nature". Predadores - especialmente gaivotas - fartaram-se.
Foto: Reprodução/Instagram(baynaturemagazine)
Nas redes, multiplicaram-se piadas com o fenômeno. Uma delas fazia alusão à clássica canção "It's raining men".