Mundo

Morre a atriz e cantora Doris Day, aos 97 anos

Estrela de sucessos das décadas de 1950 e 1960, ela estava em casa, na Califórnia

Agência O Globo
- Atualizada em

A atriz, cantora e ativista pelos direitos dos animais Doris Day morreu aos 97 anos. Segundo a fundação que leva seu nome, ela morreu na manhã desta segunda-feira (13) em sua casa, em Carmel Valley, na Califórnia.

Foto: Arquivo Pessoal

Descendente de imigrantes alemães, Doris Mary Ann Kappelhoff nasceu em 1922, em Cincinnati, Ohio, e ficou célebre depois de ter participado de uma série de musicais de sucesso e comédias românticas, como "Confidências à meia-noite" (1959), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Mas sua carreira cinematográfica começou na comédia musical "Romance em alto mar", de 1948, em um papel consquistado depois da desistência de Betty Hutton por causa de uma gravidez.

Antes disso, Doris ganhou fama com uma gravação de "Sentimental Journey", em 1945, como vocalista de Les Brown e His Band of Renown - a canção se tornou um hino popular da segunda guerra mundial, e em 1946, ela era a cantora mulher mais bem paga do mundo.

Uma de suas parcerias mais marcantes era com Rock Hudson. Doris Day também foi premiada pelo conjunto da obra pelo Grammy. Casada quatro vezes, teve um filho, Terry Melcher, que morreu em 2004. Doris passou os últimos anos vivendo uma rotina mais discreta e concentrada em sua fundação, dedicada à defesa dos animais.