Mundo

Mulher é internada com problema renal após vencer disputa com mais de mil agachamentos

"Nenhuma de nós queria perder, então continuamos tentando vencer", contou jovem

Agência O Globo
Duas jovens chinesas foram internadas com problema renal após competirem para ver qual delas conseguia fazer mais agachamentos consecutivos.
Xiao Tang, de 19 anos, venceu a disputa com mais de mil agachamentos, embora "não estar acostumada a fazer exercícios". A ideia do desafio havia partido dela, de acordo com a China Press.
"Nenhuma de nós queria perder, então continuamos tentando vencer", contou Xiao. "Algo não estava bem na manhã seguinte. Minhas pernas estavam doloridas e eu não conseguia dobrá-las. Fui ao banheiro e minha urina estava marrom", acrescentou.
Foto: Reprodução
A jovem foi levada às pressas a um hospital de Guandong (China), onde foi diagnosticada com rabdomiólise - destruição do músculo esquelético com vazamento do conteúdo muscular que, dependendo da gravidade, pode provocar insuficiência renal aguda com transtornos metabólicos potencialmente letais.
Xiao foi internada a tempo de se recuperar plenamente. Ao ligar para a amiga, Xiao descobriu que a rival no desafio havia passado pelo mesmo problema.
Bruce Cohen, médico do FBI (polícia federal dos EUA) disse ao site "Live Science" que esse problema associado a excesso de exercício é raro. Ele afirmou que agachamentos não costumam ser perigosos, mas salientou que as jovens chinesas devem ter ultrapassado os seus limites físicos.
"Ouça o seu corpo. Não seja estúpido", aconselhou.